Indicação nº 057/2023

Indica que seja realizada a ampliação da rede de abastecimento de água, medindo aproximadamente 800 metros, em uma rua nova, sem denominação oficial, por trás da E.E.F. José Pereira de Sousa, na localidade de Placa José Pereira, no Distrito de Sereno de Cima, Ocara – CE.

A água é um recurso vital para a vida humana e, por conseguinte, é imperativo que o acesso a ela seja feito de maneira confiável e segura. Na busca contínua por melhorias na qualidade de vida e bem-estar das comunidades, a ampliação da rede de abastecimento de água desempenha um papel de extrema importância. Nesse contexto, a rua ainda sem denominação oficial, localizada por atrás da E.E.F. José Pereira de Sousa, na localidade de Placa José Pereira, Distrito de Sereno de Cima, Ocara – CE, está prestes a experimentar uma transformação significativa através do Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR.

Nessa rua emergente, onde 10 famílias estabeleceram seus lares, totalizando 38 pessoas, a ausência de uma fonte de água encanada representa um desafio cotidiano. Os benefícios trazidos pela expansão da rede de abastecimento de água são inestimáveis e alcançam todos os aspectos da vida diária dos moradores. A disponibilidade de água encanada traz consigo uma série de vantagens, tais como:

Saúde e higiene: com acesso constante a água limpa e potável, as famílias podem garantir uma higiene adequada, contribuindo para a prevenção de doenças e proporcionando um ambiente mais seguro para todos os membros;

Conforto doméstico: a água encanada facilita tarefas domésticas essenciais, como cozinhar, limpar e lavar roupas, tornando a vida mais conveniente e economizando tempo;

Bem-estar: a água potável é fundamental para a hidratação e saúde geral, promovendo o bem-estar físico e mental dos moradores;

Desenvolvimento econômico: a disponibilidade de água encanada também pode fomentar oportunidades econômicas, permitindo a expansão de atividades comerciais e melhorando a qualidade de vida de maneira geral.

A ampliação da rede de abastecimento de água na mencionada rua poderá ser realizada através da parceria entre o Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR e a Prefeitura Municipal de Ocara, por meio de sua Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. O SISAR, como entidade responsável pela gestão de sistemas de saneamento, desempenha um papel crucial na garantia da qualidade e confiabilidade do abastecimento de água.

A colaboração entre essas instituições resultará na escavação de 800 metros para a instalação dos canos da rede de distribuição de água. Para garantir a viabilidade desse projeto, é essencial que o SISAR disponibilize um técnico para conduzir uma visita técnica e elaborar um orçamento preciso. Essa iniciativa demonstra o compromisso das partes envolvidas em atender às necessidades e demandas específicas da comunidade local.

As próprias famílias que residem nesta rua da Placa José Pereira reconhecem a importância da água encanada em suas vidas e anseiam pela concretização desse projeto. A melhoria na qualidade de vida e a garantia de um recurso tão vital são aspirações compartilhadas por todos, e a ampliação da rede de abastecimento de água é um passo significativo em direção a esses objetivos.

Portanto, a realização desse empreendimento não apenas atenderá às necessidades básicas das famílias, mas também contribuirá para a construção de uma comunidade mais saudável, próspera e sustentável. A água encanada é um elemento essencial para o progresso e desenvolvimento, e essa iniciativa é um testemunho do compromisso em fornecer uma melhor qualidade de vida para todos os moradores da área.