Indicação nº 058/2023

Indica que seja realizada a reforma completa da E.E.F. João Paulo da Silva, na localidade de Juazeiro, no Distrito de Serragem, Ocara – CE.

O Vereador abaixo signatário, no uso de suas atribuições legais e na forma regimental, vem respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, após ouvido o Plenário desta Casa, INDICAR que seja realizada a reforma completa da E.E.F. João Paulo da Silva, na localidade de Juazeiro, no Distrito de Serragem, Ocara – CE.

JUSTIFICATIVA

No coração da localidade de Juazeiro, no Distrito de Serragem, Ocara – CE, tem-se um imóvel que é muito mais do que um simples prédio escolar. A Escola de Ensino Fundamental João Paulo da Silva transcende o seu propósito original, tornando-se um ponto de encontro essencial para a comunidade local. No entanto, a atual condição do prédio não condiz com a relevância que ele tem para os moradores, e uma reforma completa é mais do que necessária para preservar e ampliar sua função vital.

Embora a E.E.F. João Paulo da Silva não esteja sendo utilizada para aulas atualmente, seu valor vai muito além do ensino formal. Este prédio serve como um centro de convergência, onde as pessoas da comunidade de Juazeiro se reúnem para tomar decisões importantes. As reuniões da associação local acontecem entre suas paredes, fortalecendo os laços sociais e possibilitando o progresso coletivo.

Além disso, a escola abriga o serviço de convivência do grupo de mulheres da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Esse espaço é crucial para empoderar as mulheres da região, proporcionando-lhes oportunidades de aprendizado, troca de experiências e crescimento pessoal. O prédio se torna, assim, um agente de transformação social, promovendo a igualdade de gênero e o desenvolvimento local.

Outra função vital da E.E.F. João Paulo da Silva é o papel que desempenha durante as eleições. Como local de recebimento das urnas eletrônicas, a escola facilita o processo democrático, permitindo que os cidadãos exerçam seu direito ao voto de maneira organizada e eficaz. Uma infraestrutura adequada e segura é fundamental para garantir a integridade desse processo fundamental para a sociedade.

No entanto, para que todas essas funções perdurem e prosperem, é essencial que se realize uma reforma completa do prédio. Tanto a pintura quanto a infraestrutura elétrica necessitam de atenção urgente. Uma pintura renovada trará um novo brilho ao edifício, revitalizando seu papel central na comunidade. Além disso, uma melhoria na infraestrutura elétrica garantirá o funcionamento adequado de todas as atividades que ocorrem dentro do prédio, desde reuniões até eventos eleitorais.

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento, desempenha um papel fundamental nesse processo. Sua capacidade de mobilização de recursos e coordenação de esforços é essencial para tornar a reforma uma realidade. Ao investir na E.E.F. João Paulo da Silva, a prefeitura estará investindo no futuro da comunidade de Juazeiro, fortalecendo os vínculos sociais, promovendo a igualdade de gênero e fortificando a democracia.

Em resumo, a Escola de Ensino Fundamental João Paulo da Silva é muito mais do que um prédio. Ela é um símbolo de união, desenvolvimento e participação cívica na comunidade de Juazeiro. Através de uma reforma completa, a prefeitura pode garantir que esse símbolo continue a brilhar, fortalecendo a resiliência e a coesão dessa comunidade vibrante.