Indicação nº 062/2023

Indica que seja realizada a pavimentação asfáltica no calçamento da localidade de Croatá, no Distrito de Sereno de Cima, Ocara – CE.

Vereador: Elieudo Silva

Justificativa

A localidade de Croatá, situada no Distrito de Sereno de Cima, é um exemplo vivo da vibrante vida comunitária que caracteriza muitas regiões do nosso país. Com uma população significativa e uma série de atividades que movimentam diariamente a área, é essencial reconhecer a importância da pavimentação asfáltica no calçamento local, uma reivindicação que reflete diretamente nas vidas dos moradores.

Croatá não é apenas um ponto no mapa, mas uma comunidade em movimento. Com um número considerável de habitantes, é um local onde pessoas de diferentes origens convergem para viver, trabalhar e se divertir. O fluxo constante de pessoas e veículos cria uma demanda evidente por infraestrutura de qualidade para garantir a mobilidade eficiente e segura de todos os envolvidos.

Uma característica marcante de Croatá é a presença notável de empresas de confecção de costura. Essas empresas são a espinha dorsal econômica da região, empregando muitos moradores locais e até mesmo atraindo pessoas de outras localidades em busca de oportunidades de trabalho. A pavimentação asfáltica beneficiaria significativamente esse setor, tornando o acesso mais facilitado e possibilitando o transporte eficaz de matérias-primas e produtos acabados.

Além disso, a comunidade é atualmente agraciada com dois campos de futebol: o campo do Mangueira e o campo do Sonrizal, além do antigo campo do Brejo Santos. Esses campos desempenham um papel vital nas atividades de lazer e esportivas da população, hospedando partidas amistosas, torneios e copas. Uma infraestrutura de tráfego aprimorada permitiria que atletas, torcedores e equipes se deslocassem com mais comodidade e segurança, enriquecendo ainda mais a atmosfera esportiva da região.

Croatá também abriga a E.E.F Minelvina Maria da Conceição, uma escola que serve como pilar educacional para as gerações presentes e futuras da comunidade. A pavimentação asfáltica beneficiaria diretamente os estudantes e suas famílias, garantindo um acesso mais seguro e eficiente à escola, contribuindo para a qualidade da educação e, por consequência, para o desenvolvimento da região como um todo.

É impossível ignorar o papel central da religião na vida comunitária. Os festejos em honra à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, realizados em dezembro, atraem um grande número de visitantes, enriquecendo os laços sociais e espirituais da população. A pavimentação asfáltica ofereceria condições de tráfego mais adequadas para acomodar a demanda sazonal, melhorando a experiência para todos os envolvidos.

A atual condição precária do calçamento é um desafio que os moradores de Croatá enfrentam diariamente. No entanto, essa situação está longe de ser insuperável. A reivindicação por pavimentação asfáltica é uma aspiração legítima, respaldada pelas necessidades e aspirações de uma comunidade ativa e vibrante. É uma transformação que irá melhorar a qualidade de vida dos moradores, promover o desenvolvimento econômico e social e fortalecer os laços que unem essa comunidade notável.

A comunidade de Croatá merece mais do que uma estrada, merece um caminho claro para um futuro mais brilhante. A pavimentação asfáltica é mais do que uma infraestrutura; é um investimento no bem-estar e no progresso da comunidade, pavimentando o caminho para um amanhã mais promissor.