Indicação nº 063/2023

Indica que seja realizada a ampliação da rede de abastecimento de água, medindo aproximadamente 400 metros, até a residência do senhor Galdino, na localidade de Canafístula, no Distrito de Arisco dos Marianos, Ocara – CE.

Vereador: Professor Demir

A água é um recurso vital para a vida e o desenvolvimento humano, sendo essencial para a saúde, higiene e bem-estar de toda a sociedade. Na localidade de Canafístula, no Distrito de Arisco dos Marianos, a ampliação da rede de abastecimento de água em aproximadamente 400 metros, até a residência do senhor Galdino, é uma iniciativa que transcende a simples instalação de tubulações. Ela representa um compromisso com a qualidade de vida e a melhoria das condições de vida dessa comunidade.

A água encanada desempenha um papel fundamental na promoção da saúde pública, já que oferece um acesso contínuo a uma fonte limpa e segura de água potável. Esse sistema proporciona uma alternativa muito mais confiável e conveniente em comparação com a busca por água em fontes naturais, muitas vezes sujeitas a contaminações e desperdício. Com a água encanada, as famílias podem atender suas necessidades diárias de consumo, cozinhar, limpar e manter a higiene pessoal, contribuindo para a prevenção de doenças e a promoção de uma vida saudável.

Nesse contexto, o Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR desempenha um papel crucial como a empresa responsável pelo fornecimento de água encanada na região. Sua expertise e comprometimento em garantir o acesso à água potável são elementos essenciais para a concretização deste projeto. Uma parceria estratégica entre a Prefeitura Municipal de Ocara, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, e o SISAR pode viabilizar a escavação necessária para a instalação dos canos, garantindo a extensão da rede de abastecimento até a residência do senhor Galdino.

É importante ressaltar que a presença do serviço de água encanada na comunidade de Canafístula já é um passo significativo em direção à melhoria das condições de vida. No entanto, a expansão dessa infraestrutura para abranger a residência do senhor Galdino é uma etapa crucial para garantir a igualdade de acesso a recursos essenciais a todos os membros da comunidade. A água é um direito humano fundamental e sua disponibilidade deve ser assegurada a todos, independentemente de sua localização geográfica.

Portanto, a ampliação da rede de abastecimento de água até a residência do senhor Galdino não é apenas uma questão de conveniência, mas sim um passo importante em direção ao desenvolvimento sustentável e ao bem-estar da comunidade de Canafístula. Essa iniciativa demonstra o compromisso das autoridades locais e do SISAR com a promoção da saúde, higiene e qualidade de vida de todos os cidadãos, garantindo que a água, um recurso tão precioso, esteja ao alcance de todos.