Indicação nº 066/2023

Indica que seja realizada a pavimentação asfáltica no calçamento da rua principal da localidade de Placa José Pereira, no Distrito de Sereno de Cima, Ocara – CE.

JUSTIFICATIVA

A localidade de Placa José Pereira é uma comunidade que abriga uma considerável população, composta por um mosaico de histórias, sonhos e realizações. No entanto, entre as muitas necessidades que se apresentam, destaca-se uma demanda que não pode mais ser adiada: a pavimentação asfáltica na rua principal.

A rua principal de Placa José Pereira é o coração pulsante da comunidade, um ponto de encontro, comércio e interação entre seus habitantes. É nesse trecho que se concentram numerosas residências, onde famílias estabeleceram seus lares, compartilhando o espaço com uma gama diversificada de estabelecimentos comerciais. Diariamente, essa via ganha vida com a movimentação incessante de pessoas, veículos e atividades, refletindo o dinamismo e a vitalidade do local.

Além de ser o epicentro da vida residencial e comercial de Placa José Pereira, a rua principal desempenha um papel crucial na conectividade e acessibilidade da comunidade. Essa via central não é apenas uma rota de tráfego, mas também uma ligação essencial para algumas das instalações mais importantes da localidade.

Dentre os estabelecimentos de destaque que se encontram ao longo dessa via, destaca-se a academia local. A pavimentação asfáltica da rua principal permitirá que os frequentadores cheguem a suas sessões de exercícios de maneira mais confortável e segura, contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar de todos os moradores. Além disso, a ligação mais eficiente à academia incentiva um estilo de vida ativo e saudável, reforçando os laços comunitários e fomentando uma cultura de cuidado com a saúde.

Outrossim, a pavimentação beneficiará diretamente os estabelecimentos gastronômicos, como a churrascaria local. Tanto moradores quanto visitantes poderão apreciar refeições deliciosas e momentos agradáveis sem se preocupar com obstáculos na via. A melhoria na acessibilidade contribuirá para o aumento do movimento de clientes, impulsionando a economia local e fortalecendo o papel da churrascaria como um ponto de encontro e celebração.

Por último, mas não menos importante, a rua principal também serve como elo de ligação com a praça pública, o coração cultural e social de Placa José Pereira. A pavimentação asfáltica não apenas permitirá que os moradores desfrutem das atividades e eventos da praça de maneira mais confortável, mas também incentivará uma maior participação na vida comunitária. A praça pública é um espaço de convivência, onde histórias são compartilhadas, amizades são construídas e tradições são celebradas, e a pavimentação da rua principal tornará essa experiência mais enriquecedora para todos.

No entanto, é inegável que a atual condição do calçamento não está à altura das necessidades da comunidade. Os moradores de Placa José Pereira têm sentido na pele as consequências do atual estado da rua principal. A ausência de pavimentação asfáltica traz consigo uma série de desafios, desde a dificuldade de tráfego, devido a buracos e desníveis, até a geração de poeira em épocas secas e a formação de lama em períodos chuvosos. Essas adversidades não apenas impactam a qualidade de vida dos habitantes, mas também afetam negativamente a prosperidade dos negócios locais.

A pavimentação asfáltica da rua principal é uma reivindicação legítima e urgente dos moradores de Placa José Pereira. Ela transcende a simples melhoria estética e representa um investimento crucial no desenvolvimento e bem-estar da comunidade como um todo. Ao concretizar essa demanda, os benefícios serão imediatos e duradouros.

A principal vantagem, sem dúvida, é a melhoria da mobilidade. Uma rua asfaltada proporciona uma superfície mais uniforme e segura, permitindo o tráfego fluido de veículos e pedestres. Isso não só reduzirá o desgaste dos automóveis, mas também contribuirá para a segurança dos moradores e visitantes, diminuindo o risco de acidentes. Além disso, o asfalto minimiza os transtornos causados pelas variações climáticas, mantendo a via em condições adequadas durante todo o ano.

Outro ponto importante é o impacto positivo na economia local. Com a rua principal revitalizada, os estabelecimentos comerciais poderão operar em um ambiente mais atrativo e acessível, atraindo um maior fluxo de clientes e fortalecendo a atividade econômica da comunidade. Isso, por sua vez, contribuirá para a geração de empregos e para o crescimento sustentável da região.

Em suma, a pavimentação asfáltica na rua principal de Placa José Pereira é uma medida que vai muito além do simples revestimento de uma via. Ela simboliza um compromisso com o desenvolvimento, a qualidade de vida e o futuro da comunidade. É um investimento nos sonhos e nas aspirações dos moradores, uma demonstração de que suas vozes foram ouvidas e que seus anseios serão atendidos.

Portanto, é imperativo que as autoridades competentes atentem para essa necessidade premente e ajam em prol da pavimentação asfáltica na rua principal de Placa José Pereira. Somente assim a comunidade poderá alcançar todo o seu potencial, transformando desafios em oportunidades e pavimentando, de fato, o caminho para um futuro mais promissor.

A matéria foi aprovada por unanimidade.