Indicação nº 069/2023

Indica que seja construído um quebra-molas no calçamento da Rua Francisco Alves de Sousa, em frente ao comércio do Tio Nel, no Bairro São Marcos, Distrito da Sede, Ocara – CE.

JUSTIFICATIVA

A segurança viária é um tema de relevância inquestionável em qualquer comunidade, independentemente de seu tamanho ou localização. No caso do Bairro São Marcos, localizado no Distrito da Sede de Ocara, a atenção à segurança no trânsito é especialmente crucial. Dentro desse bairro, destaca-se a Rua Francisco Alves de Sousa, uma via de tráfego intenso que conecta diversos pontos importantes, incluindo comércios, instituições públicas e locais de lazer.

O Bairro São Marcos é reconhecido como um dos maiores da região, abrigando uma população considerável e uma variedade de recursos essenciais para a comunidade. Entre esses recursos estão a E.E.F Simão Marcos da Silva, a Unidade Básica de Saúde Regina Celi Correia, o campo de futebol da Associação Vila Esporte Club (AVEC), o Centro Comunitário, a Igreja de São Marcos e o Clube de Festas do grupo Jovens em Busca de Cristo (JBC). Além desses, o bairro conta com uma diversidade de pontos comerciais, um sinal da vitalidade econômica da área. A infraestrutura continua a se desenvolver com a construção do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que promete ser um importante ponto de apoio para os moradores.

No entanto, mesmo com todos esses recursos, a segurança viária não pode ser negligenciada. A recente construção de uma pracinha na entrada da Rua Francisco Alves de Sousa demonstra a preocupação com a qualidade de vida dos moradores e visitantes. Todavia, o aumento do tráfego e a falta de dispositivos de controle de velocidade são questões que precisam ser tratadas para garantir a integridade das pessoas.

A Rua Francisco Alves de Sousa é um eixo importante de acesso, conectando diferentes logradouros, como a Mata e o Camarazal, além de levar ao Parque de Vaquejada Dominik. Esta via também é palco de uma série de residências e comércios locais, incluindo o estabelecimento comercial do Tio Nel. Dada a quantidade de pedestres, ciclistas e veículos que circulam diariamente, a necessidade de um quebra-molas torna-se evidente.

A implementação adequada de um quebra-molas nesse trecho é de suma importância. O quebra-molas deve ser projetado seguindo as proporções recomendadas pelas normas de segurança viária, a fim de não criar solavancos bruscos e desconfortáveis para os motoristas. Além disso, uma sinalização clara e visível é essencial para alertar os condutores sobre a presença do quebra-molas, evitando acidentes.

A construção de um quebra-molas, preferencialmente em frente ao comércio do Tio Nel, proporcionará uma série de benefícios. Em primeiro lugar, reduzirá a velocidade dos veículos que trafegam na região, aumentando a segurança dos pedestres e demais usuários da via. Em segundo lugar, diminuirá a probabilidade de acidentes, especialmente considerando a presença de comércios e moradias ao longo da rua. Por fim, contribuirá para a construção de uma cultura de respeito ao limite de velocidade e à segurança no trânsito.

Dessa forma, considerando o caráter movimentado da Rua Francisco Alves de Sousa, a presença de diversos estabelecimentos comerciais, instituições importantes e o fluxo constante de pessoas, é evidente que a construção de um quebra-molas no local é uma medida indispensável para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade do Bairro São Marcos, contribuindo para um ambiente mais harmonioso e seguro para todos os moradores e visitantes.

A matéria foi aprovada por unanimidade.