Indicação nº 068/2023

Indica que seja construído um calçamento, medindo aproximadamente um quilômetro, na localidade de Serrote do Cota, no Distrito de Curupira, Ocara – CE.

JUSTIFICATIVA

A modesta localidade de Serrote do Cota, situada no Distrito de Curupira, é um exemplo vivo da força e da perseverança das comunidades rurais. A despeito de seu tamanho modesto, a área abriga algumas residências, uma igreja e um cemitério, cada um deles representando um importante elo na vida dos habitantes. Contudo, a ausência de qualquer forma de pavimentação tem gerado inúmeras dificuldades, especialmente durante o período das fortes chuvas que caracterizam o inverno na região. Nesse contexto, a construção de um calçamento emerge como uma necessidade premente e justificável, com impactos significativos na qualidade de vida dos residentes.

A falta de pavimentação é um desafio que impacta diretamente a mobilidade e a conectividade da comunidade. As estradas de terra, que são a principal via de acesso, tornam-se verdadeiros obstáculos quando a estação das chuvas chega. A comunidade, que já enfrenta limitações em termos de serviços e oportunidades, acaba isolada do restante da região devido à dificuldade de tráfego nessas condições. A locomoção de pessoas, veículos e mercadorias torna-se um verdadeiro desafio, afetando a economia local e a qualidade de vida dos moradores.

O período das chuvas, em especial, gera um cenário desolador. As estradas carroçáveis, já naturalmente irregulares, ficam bastante danificadas, colocando em risco a integridade dos veículos e a segurança dos passageiros. Além disso, a acessibilidade para serviços essenciais, como assistência médica e transporte escolar, torna-se extremamente comprometida, deixando os habitantes vulneráveis e limitados em suas atividades diárias.

A construção de um calçamento em Serrote do Cota não é apenas uma solução para os problemas de mobilidade e acesso enfrentados pela comunidade; é um investimento no progresso e bem-estar dos moradores. A infraestrutura adequada não só proporciona uma via confiável durante o inverno e o verão, mas também abre as portas para o desenvolvimento local. A melhoria das condições de acesso atrai investimentos, incentiva o crescimento econômico e promove um ambiente propício para a instalação de novos serviços e empreendimentos.

É crucial destacar que a solicitação para a construção desse calçamento não é uma imposição externa, mas sim uma demanda que parte dos próprios moradores. São eles que vivenciam diariamente as dificuldades e os constrangimentos causados pela falta de pavimentação. O apoio comunitário a essa iniciativa reflete a compreensão da importância de investir no próprio bem-estar e no futuro da localidade.

A posição estratégica de Serrote do Cota, localizada entre as localidades de Açudinho e Foveira, amplia ainda mais a relevância dessa melhoria. A construção do calçamento não apenas beneficia a própria comunidade, mas também contribui para a facilitação do fluxo entre essas regiões, promovendo a conectividade e o intercâmbio de recursos e ideias.

Em resumo, a construção de um calçamento em Serrote do Cota é muito mais do que uma mera melhoria estética; é uma transformação que impulsiona o desenvolvimento econômico, a qualidade de vida e a conexão entre as pessoas. É um passo decisivo rumo a um futuro mais próspero, que honra a história e o potencial dessa comunidade resiliente e determinada. Portanto, é fundamental que as autoridades ouçam o chamado dos moradores e unam esforços para tornar essa necessidade uma realidade concreta.

A matéria foi aprovada por unanimidade.