Indicação nº 070/2023

Indica que seja construído um calçamento, medindo aproximadamente um quilômetro, na localidade de Lagoa da Areia, no Distrito de Curupira, Ocara – CE.

O Vereador abaixo signatário, no uso de suas atribuições legais e na forma regimental, vem respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, após ouvido o Plenário desta Casa, INDICAR que seja construído um calçamento, medindo aproximadamente um quilômetro, na localidade de Lagoa da Areia, no Distrito de Curupira, Ocara – CE.

JUSTIFICATIVA

A infraestrutura de uma localidade desempenha um papel crucial no desenvolvimento e qualidade de vida de seus habitantes. No caso da comunidade de Lagoa da Areia, situada no Distrito de Curupira, a necessidade de um calçamento ao longo da rua principal se torna evidente e imperativa. Esta intervenção não só melhorará a acessibilidade, mas também trará uma série de benefícios sociais, econômicos e de bem-estar para os moradores locais.

Lagoa da Areia é uma comunidade vibrante e habitada por muitas famílias, com uma presença substancial de residências ao longo da rua principal. A localidade é enriquecida pelo seu clube de festas e eventos, que é um espaço de encontro e celebração para os membros da comunidade. No entanto, a ausência de pavimentação na rua principal, que atualmente consiste apenas em uma estrada de areia, apresenta desafios significativos para os moradores.

Durante o período de verão, a situação se agrava, uma vez que a estrada de areia acumula uma quantidade considerável de areia, tornando a locomoção difícil e desagradável. Os obstáculos gerados por essa falta de pavimentação afetam a acessibilidade e a mobilidade de todos os habitantes, impactando negativamente os moradores locais, bem como as atividades realizadas no clube de festas e eventos. Além disso, a presença de poeira e areia no ar pode ter implicações para a saúde dos moradores, especialmente aqueles com problemas respiratórios.

A construção de um calçamento ao longo da rua principal de Lagoa da Areia seria uma solução essencial para os desafios enfrentados pela comunidade. Os benefícios seriam vastos e diversificados. Primeiramente, proporcionaria um acesso mais suave e seguro, melhorando a circulação de pedestres e veículos, independentemente das condições climáticas. A acessibilidade também é crucial para garantir a chegada rápida de serviços de emergência, caso seja necessário.

Além disso, o calçamento traria valorização imobiliária para a região, melhorando a qualidade de vida dos moradores e atraindo possíveis investimentos para a comunidade. A criação de uma infraestrutura adequada pode estimular o desenvolvimento local, fomentando pequenos negócios, como lojas, restaurantes e serviços, que poderiam surgir para atender às necessidades da população.

A construção de um calçamento em Lagoa da Areia não é apenas uma questão de melhoria estética, mas uma ação concreta que impactará positivamente a vida de todos os residentes. A acessibilidade, segurança e desenvolvimento econômico são elementos interligados que emergem a partir de uma infraestrutura bem planejada e implementada. Portanto, é crucial que as autoridades locais e a comunidade se unam para realizar essa transformação, visando um futuro mais promissor para Lagoa da Areia e seus habitantes.