Indicação nº 071/2023

Indica que seja realizada a ampliação da rede de abastecimento de água encanada na localidade de Vila Quincas, medindo aproximadamente 600 metros, no Distrito de Curupira, Ocara – CE.

O Vereador abaixo signatário, no uso de suas atribuições legais e na forma regimental, vem respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, após ouvido o Plenário desta Casa, INDICAR que seja realizada a ampliação da rede de abastecimento de água encanada na localidade de Vila Quincas, medindo aproximadamente 600 metros, no Distrito de Curupira, Ocara – CE.

JUSTIFICATIVA

No Distrito de Curupira encontra-se a interessante comunidade de Vila Quincas. Rodeada pelas localidades de Parelhas e Cristais, essa modesta vila tem sido o lar de muitas famílias trabalhadoras, que ao longo dos anos construíram suas vidas nesse lugar acolhedor. No entanto, apesar do progresso e da evolução, há um desafio que ainda demanda atenção imediata: a ampliação da rede de abastecimento de água encanada.

É inegável que os avanços tecnológicos e as melhorias nas condições de vida são fundamentais para qualquer comunidade, e a disponibilidade de água potável é um dos pilares mais essenciais. Atualmente, algumas residências em Vila Quincas já têm acesso à água encanada, um passo crucial em direção ao bem-estar e à saúde da população local. No entanto, não podemos esquecer das outras famílias que ainda aguardam ansiosamente por esse privilégio básico. A falta de acesso a água de qualidade não apenas prejudica a qualidade de vida dessas famílias, mas também restringe suas oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Nesse contexto, o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) assume um papel de extrema importância. Como a empresa responsável pelo fornecimento de água encanada na região, o SISAR carrega consigo a missão crucial de promover a igualdade de acesso a serviços básicos para todas as comunidades. No entanto, para que essa missão seja plenamente realizada, é necessário o apoio e a colaboração de todas as partes envolvidas.

Aqui entra a oportunidade de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ocara e o SISAR. Através da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, a prefeitura pode desempenhar um papel ativo na realização da ampliação da rede de abastecimento de água em Vila Quincas. A realização da escavação necessária para a instalação da tubulação é um passo fundamental nesse processo. A colaboração entre o setor público e o privado, representado pelo SISAR, resultará em benefícios tangíveis para toda a comunidade.

A importância da água encanada é um direito básico humano. Com a disponibilidade de água potável, as famílias de Vila Quincas terão acesso não apenas a melhores condições de higiene e saúde, mas também a mais tempo livre para se dedicarem a atividades produtivas e ao convívio com suas famílias. Além disso, essa melhoria infraestrutural pode contribuir para atrair investimentos, melhorar o ambiente de negócios local e promover o desenvolvimento econômico da região.

Portanto, a ampliação da rede de abastecimento de água encanada em Vila Quincas é uma causa que merece atenção e ação imediata. Com a colaboração entre a Prefeitura Municipal de Ocara e o SISAR, é possível transformar essa visão em realidade, levando dignidade, saúde e desenvolvimento a cada lar em Vila Quincas. Essa é uma oportunidade de garantir que todas as famílias dessa comunidade tenham um acesso equitativo a um recurso tão vital, fortalecendo os laços da comunidade e pavimentando o caminho para um futuro próspero.