Indicação nº 072/2023

Indica que seja construída uma praça pública ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro São Marcos, no Distrito da Sede, Ocara – CE.

O Vereador abaixo signatário, no uso de suas atribuições legais e na forma regimental, vem respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, após ouvido o Plenário desta Casa, INDICAR que seja construída uma praça pública ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro São Marcos, no Distrito da Sede, Ocara – CE.

JUSTIFICATIVA

No coração do Distrito da Sede, em Ocara – CE, reside uma comunidade que anseia por progresso, inclusão e bem-estar. Em um gesto que ecoa esse desejo, o Projeto de Indicação nº 04/2020 foi aprovado em 18 de março de 2020, sinalizando a importância de construir um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Bairro São Marcos. Essa conquista representou um marco na busca pela melhoria da qualidade de vida dos moradores, demonstrando o comprometimento da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e a coesão social.

Autor do projeto, o vereador Marcondes Barboza mostrou uma visão proativa em atender às necessidades da comunidade, proporcionando um espaço onde os cidadãos podem acessar serviços essenciais que promovem o bem-estar, a inclusão e o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade. O CRAS não é apenas um edifício, mas um centro de esperança, onde o suporte emocional e material é oferecido de maneira digna e respeitosa.

Em 01 de outubro de 2020, o Projeto de Indicação nº 28/2020, também de autoria do vereador Marcondes Barboza, propôs honrar a memória do saudoso Alberto Correia Dodó ao atribuir seu nome ao CRAS em construção no Bairro São Marcos. Essa proposta celebra uma figura querida da comunidade, perpetuando sua influência positiva nas gerações futuras.

No entanto, a administração municipal tomou a decisão de manter o nome do CRAS da Sede, atualmente localizado no Bairro São Pedro, para o novo prédio no Bairro São Marcos. Embora isso não permita que o nome de Alberto Correia Dodó seja atribuído ao CRAS em questão, abre-se uma oportunidade igualmente significativa.

É com grande pertinência que surge a ideia da construção de uma praça pública adjacente ao CRAS no Bairro São Marcos. Este espaço seria não apenas um ambiente de lazer, mas também um local para interação, encontro e criação de laços comunitários. A praça serviria como um ponto de encontro para famílias, amigos e vizinhos, promovendo a coesão social e a sensação de pertencimento.

O local ideal para essa praça é na área em frente à árvore timbaúba, aproveitando o generoso espaço disponível. Uma praça com áreas verdes, bancos, playground e locais para atividades recreativas seria um complemento valioso para o CRAS, criando um ambiente onde as pessoas podem se conectar, relaxar e desfrutar de momentos de lazer. Além disso, a praça proporcionaria um espaço para a realização de eventos comunitários, feiras e atividades culturais, enriquecendo a vida dos moradores.

Após a concretização da praça, não há dúvida de que ela deveria receber o nome do saudoso Alberto Correia Dodó, um grande homem, vindo de uma das primeiras famílias tradicionais que habitaram a cidade de Ocara. Essa é uma homenagem justa e tocante, unindo o propósito original de atribuir o nome do ilustre cidadão ao novo CRAS com a criação de um espaço atraente e acolhedor no coração da comunidade. A praça, assim como o CRAS, seria um legado duradouro que reflete o espírito de solidariedade, inclusão e prosperidade que Alberto Correia Dodó representou.

Em suma, a construção de uma praça pública ao lado do Centro de Referência de Assistência Social no Bairro São Marcos é uma oportunidade ímpar de enriquecer a vida da comunidade, fortalecer os laços sociais e prestar homenagem a uma figura querida. A união entre o CRAS e a praça criaria um ambiente de apoio completo, onde o cuidado com as pessoas se estenderia tanto em serviços práticos quanto em espaços que nutrem a alma da comunidade.