Conselho Tutelar de Ocara

Neste domingo (01/10) foi realizada a eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares do Município de Ocara. A entidade responsável pelo processo foi o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que divulgou o seguinte resultado oficial:

1 – Mauro Pereira (963 votos);

2- Euzamara Silva (850 votos);

3 – Deusivânia Teófilo (800 votos);

4 – Nayhara Maria (614 votos);

5 – Rodrigo Pereira (611 votos);

6 – Wanderlânia Lima (590 votos);

7 – Vanuza Rabelo (512 votos);

8 – Moisés Medeiros (381 votos);

9 – Valter Lima (289 votos);

10 – Danielle Santos (324 votos);

11 – Naíde Castro (224 votos);

12 – Júlio César (217 votos);

13 – Romênia Alves (109 votos).

O Ministério Público acompanhou e fiscalizou a eleição, que contou com 16 urnas eletrônicas. Os candidatos terão um mandato de 04 anos. A cerimônia de posse ocorrerá no dia 01 de janeiro de 2024.

O Conselho Tutelar desempenha um papel crucial na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, representando uma instância fundamental no sistema de garantias previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Este órgão desempenha um papel proativo na comunidade, atuando na prevenção e intervenção em situações de violação de direitos, como abuso, negligência, exploração e abandono. Além disso, o Conselho Tutelar atua em parceria com outras instituições e organizações, contribuindo para a construção de uma rede de proteção integral, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes.

A presença ativa do Conselho Tutelar na comunidade é essencial para assegurar que os direitos fundamentais das crianças sejam respeitados, fornecendo um canal acessível para denúncias e orientação. Sua atuação não apenas reage a situações de crise, mas também trabalha preventivamente, educando a comunidade sobre os direitos infantojuvenis e colaborando para a conscientização acerca dos fatores que podem colocar em risco o pleno desenvolvimento das crianças. Em suma, o Conselho Tutelar representa um pilar essencial na defesa dos direitos da infância, desempenhando um papel vital na construção de uma sociedade mais justa e comprometida com o bem-estar de suas gerações futuras.

Parabenizamos os candidatos eleitos e os suplentes.