Indicação nº 076/2023

Indica que sejam disponibilizados profissionais de Educação Física para realizar atividades de Academia da Saúde nas localidades de Croatá e Placa José Pereira, no Distrito de Sereno de Cima, Ocara – CE.

É com grande preocupação e empenho que o vereador José Elieudo da Silva reforça a importância crucial de disponibilizar profissionais de Educação Física para a realização de atividades no estilo de uma Academia da Saúde nas comunidades de Croatá e Placa José Pereira, ambas localizadas no Distrito de Sereno de Cima, no Município de Ocara – CE.

É importante ressaltar que o compromisso com a saúde e o bem-estar da nossa população tem sido uma prioridade constante desta gestão. Em maio de 2022, o Projeto de Indicação nº 17/2022, apresentado por este vereador, foi aprovado. Esse projeto visava à construção de uma Academia da Saúde na localidade de Placa José Pereira, demonstrando a preocupação em oferecer espaços dedicados à promoção da saúde em nossas comunidades.

No entanto, até o momento, essas duas comunidades não estão sendo beneficiadas com atividades de uma Academia da Saúde. Os moradores locais têm manifestado de forma constante a necessidade de uma maior assistência na área da saúde e da promoção de atividades físicas. Nesse sentido, é fundamental destacar que nenhuma das localidades citadas possui uma Academia da Saúde, apesar de contarem com infraestruturas ideais para abrigá-las.

Croatá dispõe da E.E.F Minelvina Maria da Conceição, que possui uma quadra, enquanto Placa José Pereira conta com uma praça pública. Esses espaços representam uma oportunidade valiosa para a realização de atividades físicas que beneficiariam a saúde e o bem-estar de nossa comunidade. É oportuno aproveitar essas estruturas já existentes para promover a saúde e prevenir doenças.

A Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria da Saúde, tem o potencial de desempenhar um papel fundamental nesse processo, disponibilizando profissionais de Educação Física para conduzir as atividades nessas localidades. Atualmente, em nosso município, várias comunidades já desfrutam dos benefícios das Academias da Saúde, como Sereno, Novo Horizonte, Curupira e outras. Essas experiências comprovam a importância dos serviços prestados por profissionais de Educação Física na promoção da saúde e prevenção de doenças, além de fortalecerem os laços comunitários.

A presença desses profissionais é vital para orientar nossos cidadãos sobre a importância da atividade física regular, ajudando-os a adotar hábitos saudáveis e a melhorar sua qualidade de vida. A promoção da saúde é um investimento essencial em nosso futuro, pois uma população saudável é uma população mais produtiva e feliz.

Portanto, é imperativo que a Administração Municipal aja com urgência para atender às necessidades das comunidades de Croatá e Placa José Pereira, proporcionando-lhes acesso a profissionais de Educação Física e às atividades de uma Academia da Saúde. Essa iniciativa não apenas melhorará a qualidade de vida de nossos cidadãos, mas também reforçará nosso compromisso com a saúde e o bem-estar de todos os habitantes do Município de Ocara.