Indicação nº 077/2023

Indica que seja realizado um serviço de infraestrutura para aterrar e nivelar as duas ruas localizadas na Mata, no Bairro São Marcos, no Distrito da Sede, Ocara – CE.

Em meio à beleza da região da Mata, no Bairro São Marcos, uma demanda crucial se destaca: a necessidade urgente de realizar um serviço de infraestrutura para aterrar e nivelar as duas ruas que conectam esta comunidade às demais ruas do citado bairro. A Rua Francisco Alves de Sousa, pavimentada com calçamento, é o ponto de partida, mas a continuação desta via revela duas estradas que estão longe de atenderem às necessidades dos cerca de cinquenta lares que compõem esta comunidade.

Estas estradas desprovidas de qualquer tipo de pavimentação desempenham um papel essencial na vida dos moradores da Mata. Elas servem como as principais artérias de acesso às residências locais, ao parque de vaquejada e aos terrenos onde os agricultores plantam durante o inverno e colhem o caju e a castanha no verão. Além disso, essas estradas são as rotas do ônibus escolar, que desempenha um papel vital no acesso à educação para as crianças da região. No entanto, durante o período do inverno, as fortes chuvas transformam essas vias em verdadeiros desafios, repletos de atoleiros que impedem o ônibus escolar de cumprir sua rota com segurança.

A situação geográfica da Mata torna a infraestrutura ainda mais premente. No final da Rua Francisco Alves de Sousa, deparamo-nos com a parede do Açude da Unina, que é uma fonte vital de água para a região. Logo após essa parede, começam as duas ruas da Mata, uma pela esquerda e outra pela direita, que, após uma certa distância, se unem como se formasse um quarteirão. A extensão total dessas duas ruas chega a aproximadamente quatro mil metros.

Para atender às necessidades dessas comunidades e garantir que a vida siga fluindo sem interrupções causadas pelo clima, é imperativo que se utilize um material resistente e durável no processo de aterramento e nivelamento das ruas. Esse investimento não só evitará que as estradas se deteriorem durante o inverno, mas também melhorará significativamente o deslocamento e a qualidade de vida dos moradores locais.

A solicitação para a realização desse serviço parte dos próprios moradores da Mata, que reconhecem a importância vital dessa infraestrutura para o desenvolvimento e bem-estar de suas famílias. É um clamor pela melhoria da mobilidade e do acesso aos recursos essenciais para a comunidade.

A Prefeitura Municipal de Ocara, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, tem a oportunidade de viabilizar esse serviço tão necessário. Ao fazê-lo, estará contribuindo para o progresso e a qualidade de vida das dezenas de pessoas que residem na Mata, garantindo que essas estradas sejam mais do que meros caminhos de terra, mas sim vias que conduzem a um futuro mais promissor para todos os envolvidos. Investir nessa infraestrutura é investir no desenvolvimento local e no bem-estar de toda a comunidade.