Indicação nº 079/2023

A promoção da saúde é um pilar fundamental para o bem-estar de qualquer comunidade, e em locais remotos como Asneiras e Assentamento Novas Vidas, no Distrito da Sede, Ocara – CE, essa necessidade se torna ainda mais premente. A falta de acesso aos serviços de saúde é uma realidade que afeta diretamente a qualidade de vida dos moradores dessas localidades, que atualmente enfrentam desafios consideráveis para obter atendimento médico.

A Secretaria da Saúde do Município de Ocara tem desempenhado um papel crucial na oferta de serviços de saúde à população, no entanto, as comunidades de Asneiras e Assentamento Novas Vidas enfrentam uma lacuna significativa nesse aspecto. Atualmente, os residentes dessas áreas precisam se deslocar até a Unidade Básica de Saúde de Boa Esperança para receber atendimento médico, o que se torna uma jornada desafiadora.

O deslocamento é dificultado pelas condições das estradas carroçáveis da região, e muitos moradores não possuem meios de transporte próprio. Essa situação coloca um fardo adicional sobre as famílias, tornando o acesso à saúde uma verdadeira saga, especialmente em situações de emergência. A carência de um ponto de apoio de saúde mais próximo se torna evidente diante das dificuldades enfrentadas por essas comunidades.

A construção ou aluguel de um prédio para servir como Ponto de Apoio da Saúde em Asneiras e Assentamento Novas Vidas apresenta-se como uma solução vital. A Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria da Saúde, pode desempenhar um papel crucial na melhoria das condições de vida dessas comunidades, oferecendo serviços de saúde mais acessíveis e próximos às residências.

Embora Asneiras e Assentamento Novas Vidas sejam comunidades pequenas em termos de população, somando aproximadamente 40 famílias, o impacto positivo de um Ponto de Apoio localizado seria imensurável. Além de proporcionar atendimento médico mais rápido e eficiente, essa iniciativa contribuiria para a prevenção de doenças, promoção da saúde e fortalecimento do vínculo entre a comunidade e os profissionais de saúde.

A construção de um Ponto de Apoio da Saúde em Asneiras e Assentamento Novas Vidas não seria apenas um investimento na infraestrutura, mas sim um investimento no bem-estar e na qualidade de vida dessas comunidades. Essa ação reflete o compromisso da Prefeitura Municipal de Ocara em garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica, tenham acesso igualitário aos serviços essenciais de saúde.