Indicação nº 80/2023

O desenvolvimento de uma cidade está intrinsecamente ligado à qualidade de vida de seus habitantes, e um dos pilares fundamentais para garantir esse bem-estar é o acesso adequado ao saneamento básico. Em Ocara – CE, a cidade tem avançado nesse aspecto, principalmente no centro e em bairros vizinhos, mas a necessidade de expansão para áreas como as Ruas Luiz Alves de Souza e Francisco Marcos da Silva, no Bairro São Marcos, é crucial para atender a crescente demanda e promover um ambiente saudável e digno para seus residentes.

Estas duas vias, além de abrigarem um grande número de residências, são também endereços de diversos pontos comerciais, refletindo a dinâmica econômica local. Além disso, ambas servem como acesso primário ao mercado público, atualmente em construção, o que reforça a sua importância estratégica para a circulação de pessoas e mercadorias na região.

Apesar dos avanços observados em algumas partes da cidade, a ausência de infraestrutura de saneamento básico nessas ruas representa um obstáculo significativo para o desenvolvimento integral do Bairro São Marcos. A falta de serviços adequados pode resultar em problemas de saúde, depreciação do ambiente urbano e dificuldades socioeconômicas para os residentes e comerciantes locais.

A ampliação da rede de saneamento básico nessas ruas não é apenas uma medida preventiva de saúde pública, mas também um investimento no futuro sustentável da comunidade. Água potável, coleta e tratamento de esgoto são serviços essenciais que promovem a qualidade de vida, reduzem os riscos de doenças e contribuem para a preservação do meio ambiente.

Ademais, a presença de saneamento básico nas Ruas Luiz Alves de Souza e Francisco Marcos da Silva será um impulso para o progresso econômico local, atraindo investimentos e valorizando os imóveis. Além disso, a valorização do espaço urbano é um incentivo para a instalação de novos empreendimentos, fortalecendo a economia da região e gerando empregos.

Nesse contexto, é imperativo que a administração municipal reconheça a urgência da situação e destine recursos para a implementação desses serviços essenciais. A ampliação da rede de saneamento básico não é apenas uma necessidade técnica, mas uma responsabilidade social que impactará positivamente a vida de centenas de pessoas.

Em suma, investir na ampliação da rede de saneamento básico nas Ruas Luiz Alves de Souza e Francisco Marcos da Silva é investir no presente e no futuro de Ocara. Essa medida não só eleva a qualidade de vida dos residentes, mas também fortalece as bases para um desenvolvimento econômico e social sustentável, colocando a cidade no caminho do progresso e da prosperidade.