Indicação nº 083/2023

Justificativa:

No cenário desafiador da agricultura o Município de Ocara tem se destacado com iniciativas inovadoras que visam impulsionar a produção agrícola local. Atualmente, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente desenvolve o programa “Ocara Agora Planta”, um programa que oferece suporte valioso aos agricultores interessados em preparar suas terras para o plantio. Contudo, para potencializar ainda mais esse progresso, é essencial a criação do Programa Agricultura Livre de Pragas.

O “Ocara Agora Planta” já se mostrou eficaz ao disponibilizar tratores para os pequenos produtores rurais, concedendo-lhes duas horas de utilização para práticas agrícolas. Com horas de trator à disposição, essa iniciativa contribui significativamente para o fortalecimento da agricultura familiar em Ocara. A parceria estabelecida opera de maneira simples, sendo a Prefeitura responsável por custear 68% da hora do trator, enquanto os agricultores assumem os 32% restantes. Essa estratégia proporciona um estímulo vital para as culturas de subsistência de sequeiro, como milho, feijão e mandioca, além do caju, contribuindo para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico local.

Contudo, para aprimorar ainda mais o suporte à agricultura, torna-se imperativo implementar o Programa Agricultura Livre de Pragas. Este novo programa consistirá na doação de inseticidas aos agricultores, permitindo-lhes combater de forma eficaz tanto insetos prejudiciais quanto o crescimento indesejado de plantas daninhas em suas terras. Considerando ainda que os inseticidas são bastante caros, ficando inacessíveis para a maioria dos agrícolas ocarenses. Dessa forma, os agricultores terão condições de combater ameaças como a mosca, a formiga, a lagarta, insetos e outros, além do mato que prejudica a plantação.

A criação do Programa Agricultura Livre de Pragas é um passo estratégico para garantir a sustentabilidade das práticas agrícolas em Ocara. A doação de inseticidas não apenas protegerá as plantações dos agricultores, mas também promoverá uma abordagem ambientalmente consciente ao controle de pragas.

Para participar do Programa Agricultura Livre de Pragas, os interessados poderão procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, apresentando cópias da identidade, CPF e comprovante de endereço. Essa iniciativa representa mais do que uma simples doação de insumos; é um compromisso com o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura local.

Assim, ao unir o programa “Ocara Agora Planta” com a implementação do Programa Agricultura Livre de Pragas, Ocara está pavimentando o caminho para um futuro agrícola mais próspero, sustentável e resiliente. Essas ações não apenas beneficiarão os agricultores locais, mas contribuirão para o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente em toda a região.

A matéria foi aprovada por todos os vereadores presentes.