Indicação nº 004/2024

Indica que seja realizada uma reforma no canteiro da Avenida Coronel João Felipe para alinhar os retornos às entradas das ruas que dão acesso à respectiva avenida principal, no Centro da cidade de Ocara – CE.

Vereador: Neném Faustino

A matéria foi aprovada por unanimidade.

O Centro da cidade de Ocara respira através da Avenida Coronel João Felipe, a principal artéria que conecta todos os segmentos da comunidade. No entanto, uma questão tem gerado transtornos significativos no fluxo viário: a desorganização dos retornos ao longo da avenida, em especial aqueles que não se alinham de maneira eficiente às entradas das ruas adjacentes.

A Avenida Coronel João Felipe é o epicentro do movimento urbano em Ocara, abrigando desde repartições públicas até estabelecimentos comerciais e residências. A vitalidade da região é inegável, com destaque para a movimentação intensa, especialmente nas sextas-feiras, quando a feira local atrai um grande número de pessoas.
Ao longo da extensão da avenida, percebe-se que alguns retornos, embora estrategicamente posicionados, facilitam o acesso direto às ruas, enquanto outros estão desalinhados, criando obstáculos ao trânsito, principalmente para veículos de grande porte como ônibus e caminhões. Essa situação compromete não apenas a fluidez do tráfego, mas também a segurança viária.

É relevante notar que, do lado esquerdo da Avenida Coronel João Felipe, está localizada a Lagoa Jurema, conhecida como Lagoa da Ocara, limitando a existência de ruas apenas ao lado direito da via. Por isso todas as ruas do Centro da cidade ficam para um único lado da via, o lado direito, que dá acesso aos bairros São Marcos, Santo Antônio, São João e Boa Esperança. A exceção é a Avenida Simão Lopes, que se direciona ao Bairro São Pedro. Nesse contexto, a organização dos retornos torna-se ainda mais crucial para otimizar a mobilidade.

Atualmente, alguns retornos estão bem localizados, como os em frente à Cantina De Jonge, os dois da Igreja Matriz e o da Rua Cassiano Correia, que dá acesso à EEMTI Almir Pinto. Contudo, outros necessitam de realocação, tais como: o retorno da Travessa Antônio José Correia, via onde fica localizada a oficina Anna Motos; o retorno da Rua João Correia, rua onde fica o Santuário da Mãe Rainha; o retorno da Rua Julieta Ferreira, rua que se inicia em frente ao Colégio Luís Cândido de Oliveira; e o retorno da Rua Clodoaldo Viana de Souza, via que fica ao lado da Câmara Municipal.

A proposta de reforma no canteiro da Avenida Coronel João Felipe visa reorganizar e alinhar os retornos às entradas das ruas, proporcionando maior fluidez no trânsito e reduzindo potenciais engarrafamentos e acidentes. A realocação estratégica desses retornos permitirá uma melhor manobrabilidade dos veículos, melhorando a experiência de motoristas e pedestres.

Além dos benefícios para a segurança viária, a reorganização dos retornos contribuirá para a mobilidade urbana, otimizando o deslocamento no Centro de Ocara. A ideia é simples, porém, muito significativa: realocar os retornos, colocando-os de frente para as entradas das ruas, uma medida que, sem dúvida, impactará positivamente a qualidade de vida e a dinâmica do trânsito na região central da cidade.