Indicação nº 005/2024

Indica que seja realizada uma reforma completa no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Antônio Elízio Sinézio da Silva, localizado na sede do Distrito de Serragem, Ocara – CE.

Vereador: Flavinho da Foveira

A matéria foi aprovada por unanimidade.

Justificativa

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública descentralizada da política de assistência social no Brasil. Ele integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem como principal objetivo realizar a oferta de serviços e programas sociais que visam fortalecer os vínculos familiares e comunitários, prevenir situações de risco e promover a inclusão social.

O CRAS atua como uma porta de entrada para os cidadãos acessarem os benefícios e serviços socioassistenciais do SUAS. Dentre as atribuições do CRAS, destacam-se:

1. Oferta de Serviços Socioassistenciais Básicos: o CRAS promove atividades e programas que visam atender às necessidades básicas das famílias em situação de vulnerabilidade social. Isso inclui orientação sobre direitos, encaminhamentos para acesso a benefícios, acompanhamento de famílias em situação de risco, entre outros.
2. Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários: por meio de atividades socioeducativas, o CRAS busca fortalecer os laços familiares e comunitários, promovendo a convivência e a participação social.
3. Atendimento a Grupos Específicos: o CRAS também realiza atendimento específico a grupos em situação de vulnerabilidade, como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, entre outros.
4. Orientação para Acesso a Benefícios Sociais: orienta e acompanha as famílias no acesso aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e a outros benefícios sociais disponíveis.
5. Encaminhamento para Serviços da Rede Socioassistencial: quando necessário, o CRAS encaminha as famílias para outros serviços da rede socioassistencial ou de outras políticas públicas, como saúde e educação.

O Distrito de Serragem desponta como um local onde as comunidades encontram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Antônio Elízio Sinézio da Silva um ponto crucial para o fortalecimento dos vínculos sociais e o desenvolvimento coletivo. O papel desempenhado por este CRAS transcende a mera prestação de serviços sociais, convertendo-se em um agente transformador na vida dos moradores da região.

O CRAS é uma estrutura pública que se destina a promover a articulação e oferta de serviços de proteção social básica, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Ele se firma como um espaço de referência, não apenas na concessão de benefícios, mas na construção de um ambiente propício para o fortalecimento da cidadania.

Contudo, para que o CRAS da Serragem mantenha sua eficácia e capacidade de atendimento, torna-se imperativa a realização de uma reforma completa em suas instalações. O passar do tempo e o desgaste natural demandam uma intervenção que propicie um ambiente mais acolhedor e funcional, capaz de atender às demandas crescentes da comunidade.

A reforma proposta não é apenas uma necessidade estética, mas uma medida que assegura a qualidade e a eficácia dos serviços prestados. Ao melhorar as condições físicas do CRAS, não apenas se promove um ambiente mais digno para os usuários, mas se potencializa a capacidade da equipe em oferecer assistência de qualidade.
É importante ressaltar que o CRAS da Serragem não é um ponto isolado, mas sim um elo essencial em uma extensa cadeia de assistência que se estende por diversas localidades do município. A reforma, portanto, beneficiará tanto a sede do Distrito de Serragem, como também todas as localidades que são atendidas pelo CRAS.

Assim, se faz necessário a atenção das autoridades e da comunidade para a urgência da reforma no CRAS Antônio Elízio Sinézio da Silva. Ao investir nessa revitalização, não apenas garantimos um espaço mais digno e funcional, mas consolidamos um compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento de todas as comunidades que encontram no CRAS um farol de esperança e apoio.

#poderlegislativo