Indicação nº 007/2024

Indica que seja construído um Centro Cirúrgico no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos, localizado no bairro Prainha, no Distrito da Sede, Ocara – CE.

Vereador: Zé Preá

A matéria foi aprovada por unanimidade.

No bairro Prainha, situado no Distrito da Sede, no Município de Ocara, o Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos desempenha um papel vital no atendimento às necessidades de saúde da comunidade local. No entanto, dada sua estrutura de pequeno porte, o hospital muitas vezes se vê obrigado a encaminhar casos mais complexos ou específicos para unidades de referência em cidades vizinhas, como o Hospital Regional de Quixeramobim, o Hospital de Cascavel e hospitais renomados em Fortaleza.

É evidente a necessidade premente de construir um Centro Cirúrgico no Hospital de Ocara, o que poderia significar um avanço significativo no atendimento à população local. O Centro Cirúrgico é uma peça essencial em qualquer unidade de saúde, sendo um espaço especialmente projetado para a realização de procedimentos cirúrgicos.

No contexto hospitalar, o Centro Cirúrgico é subdividido em áreas específicas, cada uma desempenhando um papel crucial. A área de pré-operatório é destinada à preparação do paciente, enquanto a sala cirúrgica propriamente dita é o local onde o procedimento é realizado. O pós-operatório, por sua vez, é dedicado aos cuidados imediatos após a cirurgia.

Uma equipe multidisciplinar compõe o corpo do Centro Cirúrgico. Cirurgiões, anestesistas, enfermeiros especializados em cirurgia, instrumentadores cirúrgicos e demais profissionais trabalham de maneira coordenada para garantir o sucesso de cada intervenção. A segurança e o bem-estar do paciente são prioridades absolutas.
Além dos profissionais, há uma gama de produtos e equipamentos essenciais em um Centro Cirúrgico. Desde materiais esterilizados até instrumentos cirúrgicos específicos para cada procedimento, cada detalhe é minuciosamente cuidado para assegurar a qualidade e a segurança do atendimento.

Manter um Centro Cirúrgico operante requer uma gestão eficiente, incluindo treinamento constante da equipe, manutenção adequada dos equipamentos e um rigoroso controle de qualidade. Procedimentos padronizados e a conformidade com as normas de segurança são indispensáveis para o bom funcionamento dessa unidade.
No caso específico de Ocara, a implementação de um Centro Cirúrgico local traria inúmeros benefícios. A capacidade de realizar cirurgias de menor complexidade, como a remoção de pedras na vesícula, correção de hérnias, histerectomias e vasectomias, permitiria atender a uma demanda considerável de pacientes sem a necessidade de encaminhamentos para outras localidades.

O Hospital de Ocara é uma referência não apenas para os moradores locais, mas também para aqueles que residem nos municípios vizinhos do Maciço de Baturité. A construção de um Centro Cirúrgico não apenas aprimoraria a qualidade dos serviços prestados, mas também reforçaria a autonomia do hospital, reduzindo a dependência de transferências para unidades distantes. Em última análise, o investimento em um Centro Cirúrgico seria um passo significativo em direção a uma saúde mais acessível, eficiente e completa para a comunidade de Ocara e região.