Indicação nº 008/2024

Indica que seja criado um Projeto Social Esportivo de Apoio ao Vôlei, na Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo do Município de Ocara – CE.

Vereador: Neném Faustino

A matéria foi aprovada por unanimidade.

Justificativa

O Município de Ocara, situado no Ceará, é conhecido por sua paixão pelo esporte, especialmente pelo futebol, que conquistou grande popularidade ao longo dos anos. No entanto, é essencial reconhecer que a diversidade esportiva é um caminho para a promoção da saúde, integração social e desenvolvimento pessoal. Nesse cenário, destaca-se a necessidade de um Projeto Social Esportivo de Apoio ao Vôlei na Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo, visando ampliar as oportunidades e a visibilidade para essa modalidade.

O vôlei, um esporte dinâmico que requer habilidades físicas e mentais, oferece benefícios que vão além da competição. No contexto local, além do fervor pelo futebol, o vôlei já conta com adeptos e atletas dedicados. Contudo, a falta de apoio específico da Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo tem limitado seu crescimento e potencial.
Enquanto a secretaria tem desempenhado um papel crucial no apoio ao futebol local, com torneios e campeonatos municipais, a ausência de eventos voltados para o vôlei é notável. Apesar da presença de instalações esportivas como o Estádio Municipal Veuber Maia Freires (Serenão) e a Areninha Aurino Eduardo da Silva, o vôlei não encontra um espaço adequado para sua prática.

Embora haja ginásios em escolas municipais e estaduais, o incentivo à prática do vôlei ainda carece de iniciativas que promovam seu desenvolvimento. A criação do Projeto Social Esportivo de Apoio ao Vôlei surge como uma solução para impulsionar essa modalidade no município, oferecendo suporte a atletas e equipes locais.
Ao implementar esse projeto, a Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo pode desempenhar um papel fundamental no fortalecimento do vôlei em Ocara. Além do apoio logístico, como transporte para deslocamento das equipes em competições regionais, a secretaria pode fornecer material esportivo necessário, como uniformes, bolas e redes. Vale destacar que as equipes ocarenses de vôlei já disputam partidas e campeonatos em cidades do Maciço de Baturité, tais como: Baturité, Acarape, Barreira e Itapiúna.

A criação do Projeto Social não apenas dará visibilidade ao vôlei em Ocara, mas também atrairá mais adeptos e talentos. A prática do vôlei contribui não apenas para o desenvolvimento físico, mas também para a promoção de valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito, fundamentais para a formação integral dos participantes.
Dessa forma, investir no Projeto Social Esportivo de Apoio ao Vôlei não apenas diversifica as opções esportivas em Ocara, mas também reforça o compromisso da Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo com o desenvolvimento integral da comunidade, proporcionando oportunidades e promovendo a saúde e a integração por meio do esporte.

#poderlegislativo