Indicação nº 020/2024

Indica que seja realizada a aquisição de novos equipamentos odontológicos para a sala do dentista de cada Unidade Básica de Saúde da Família (UBASF) do município de Ocara – CE.

Vereador: Antônio Dantas

A matéria foi aprovada por unanimidade.

A saúde bucal é um pilar fundamental para o bem-estar da população, e a qualidade dos serviços odontológicos oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBASF) desempenha um papel crucial nesse cenário. Recentemente, temos observado um aumento nas reclamações sobre as condições precárias dos equipamentos odontológicos nas salas dos dentistas no município de Ocara, indicando a necessidade urgente de uma intervenção.

A importância da aquisição de novos equipamentos para as UBASFs do município é evidente quando consideramos o impacto direto na saúde pública. Atualmente, as condições precárias dos equipamentos têm gerado desconforto para os profissionais de saúde e afetado negativamente o atendimento à população. As queixas crescentes apontam para a urgência de uma reforma abrangente nas salas dos dentistas.

A situação crítica dos equipamentos odontológicos tem causado a interrupção de atendimentos, prejudicando aqueles que dependem dos serviços oferecidos nas UBASFs. Muitas pessoas nas comunidades rurais de Ocara enfrentam dificuldades financeiras e não têm condições de arcar com despesas odontológicas particulares. Portanto, a dependência desses serviços públicos é ainda mais crucial para garantir o acesso igualitário a cuidados de saúde bucal.

A Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria da Saúde, desempenha um papel central na resolução dessa problemática. A viabilização de recursos para a manutenção e aquisição de novos equipamentos nas salas dos dentistas é um passo fundamental para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde e, consequentemente, proporcionar um atendimento de qualidade à população.

Além disso, é imperativo destacar que a falta de atendimento, devido à situação precária dos equipamentos, tem impactos diretos na saúde da comunidade ocarense. A interrupção temporária das atividades por falhas nos equipamentos é um cenário que precisa ser superado para assegurar a continuidade dos serviços odontológicos.

Dessa forma, é urgente que medidas sejam tomadas para corrigir e modernizar os equipamentos odontológicos nas UBASFs de Ocara, garantindo um ambiente de trabalho adequado para os profissionais e, acima de tudo, assegurando que a população tenha acesso contínuo a serviços de saúde bucal de qualidade, promovendo, assim, o bem-estar e a saúde pública no município.