Indicação nº 032/2024

Indica que seja ofertado o exame de ultrassom nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e o exame de endoscopia no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos, no município de Ocara – CE.
Vereador: José Elieudo

A matéria foi aprovada por unanimidade.

No município de Ocara, no estado do Ceará, a oferta de exames médicos essenciais como ultrassom e endoscopia desempenha um papel crucial na promoção da saúde e bem-estar da população. Atualmente, a disponibilidade desses serviços é limitada, com exames de ultrassom sendo oferecidos apenas na Unidade Básica de Saúde Regina Celi Correia, localizada no bairro São Marcos, e restritos ao dia de quinta-feira. Tal limitação de acesso representa um obstáculo significativo para muitos residentes de Ocara, especialmente aqueles que dependem das demais UBS.

Os exames de ultrassom são fundamentais para o diagnóstico precoce de uma variedade de condições médicas, desde problemas ginecológicos até complicações abdominais e cardíacas. Permitem uma avaliação não invasiva e detalhada da anatomia interna do corpo, auxiliando os profissionais de saúde na identificação de doenças e na elaboração de planos de tratamento adequados. A falta de acesso a esses exames pode resultar em diagnósticos tardios e, consequentemente, em um maior risco de complicações para os pacientes.

Similarmente, a endoscopia é um procedimento crucial para a investigação de doenças gastrointestinais, como úlceras, refluxo ácido, inflamação do esôfago e câncer colorretal. Ao permitir uma visualização direta do trato digestivo, a endoscopia desempenha um papel vital na detecção e no tratamento de condições potencialmente graves. No entanto, a falta de acesso a esse exame no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos priva os residentes de Ocara de uma ferramenta importante para a manutenção da saúde digestiva.

Além da limitação de acesso, a obtenção desses exames em instalações médicas privadas pode ser financeiramente desafiadora para muitos moradores de Ocara. Os custos associados a exames médicos podem representar um fardo significativo, especialmente para aqueles com recursos financeiros limitados. Portanto, a oferta desses serviços em unidades de saúde pública é essencial para garantir que todos os residentes tenham acesso igualitário à assistência médica de qualidade.

Diante desse cenário, é imperativo que a Prefeitura Municipal de Ocara, por meio da Secretaria da Saúde, empenhe-se na expansão da oferta de exames de ultrassom e endoscopia para toda a população ocarense. Isso não só promoverá a equidade no acesso aos serviços de saúde, mas também contribuirá para a detecção precoce de doenças e para a melhoria dos resultados de saúde da comunidade em geral.

Em resumo, a disponibilidade de exames de ultrassom nas Unidades Básicas de Saúde e de endoscopia no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos desempenha um papel vital na promoção da saúde e no bem-estar da população de Ocara. Ampliação desses serviços é essencial para garantir que todos os residentes tenham acesso igualitário à assistência médica de qualidade, independentemente de sua localização geográfica ou situação financeira.

#VereadorJoséElieudo
#Ocara