Indicação nº 034/2024

Aprovada!✅
Indica que seja concedido um reajuste salarial para os servidores efetivos e comissionados da Secretaria de Saúde do município de Ocara – CE.
Vereador: Antônio Dantas
Justificativa:

No tecido essencial da sociedade, onde a saúde é o fio condutor do bem-estar coletivo, encontramos os heróis silenciosos da Secretaria de Saúde do município de Ocara. Composto por 426 funcionários, distribuídos em diferentes setores, departamentos, e no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos, esse contingente incansável trabalha dia após dia para manter a saúde da comunidade em equilíbrio.

É fundamental reconhecer a grande importância desses profissionais para o município. Desde os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias que estão nas linhas de frente das comunidades, até os médicos, enfermeiros e técnicos que dedicam seus conhecimentos e cuidados nos momentos mais críticos nos hospitais e postos de saúde. Cada indivíduo desempenha um papel vital na promoção da saúde e prevenção de doenças, contribuindo diretamente para o bem-estar e qualidade de vida da população de Ocara.

Nesse contexto, é justo e imperativo que esses profissionais sejam remunerados de forma condizente com a relevância de seu trabalho. O reajuste salarial é não apenas uma questão de justiça, mas também de reconhecimento pelo compromisso e dedicação demonstrados diariamente por esses servidores.

Entretanto, é importante ressaltar que esse reajuste deve ser aplicado de maneira criteriosa. A exceção deve ser feita para aqueles que já receberam um reajuste salarial em 2024, garantindo equidade e responsabilidade fiscal na gestão dos recursos públicos.

Além disso, é crucial compreender a importância de se reajustar anualmente os salários dos servidores públicos. Tal prática não apenas valoriza o trabalho desempenhado, mas também contribui para a motivação, satisfação e retenção de talentos no serviço público. Um quadro de funcionários valorizados e bem remunerados reflete diretamente na qualidade dos serviços oferecidos à comunidade.

Dentre os diversos cargos que compõem a Secretaria de Saúde de Ocara, cada um desempenha um papel único e indispensável na construção de um sistema de saúde robusto e eficiente. Desde os profissionais de saúde diretos, como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, até os cargos administrativos e de apoio, como auxiliares administrativos, motoristas e vigias, todos contribuem para o funcionamento harmonioso e eficaz do sistema de saúde municipal.

A referida pasta possui os seguintes cargos: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Assessoria de Gestão dos Projetos e Programas da Saúde, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Biomédico, Chefe de Setor de Cadastro Hospitalar, Chefe Setor de Controle de Almoxarifado do Hospital, Contínuo, Coordenador da Saúde Bucal, Coordenador de Assistência Farmacêutica, Coordenador de Enfermagem Hospitalar, Coordenador de Gestão Administrativa e Financeira, Coordenador de Vigilância em Epidemiologia, Coordenador de Vigilância em Saúde, Coordenador do CAPS, Coordenador do CARA, Coordenador do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, Coordenador Estratégia Saúde da Família, Copeiro, Dentista PSF, Diretor Clinico Hospitalar, Diretor do Departamento de Administração Hospitalar, Diretor do Departamento de Gestão Financeira, Diretor Geral Administrativo Hospitalar, Educador Físico, Eletricista, Enfermeiro, Enfermeiro PSF, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gerente de Unidade, Maqueiro, Médico, Médico Auditor, Médico Cardiologista, Médico Ortopedista E Traumatologista, Médico PSF, Médico Psiquiátrico, Motorista, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Secretário de Saúde, Servente, Subcoordenador de Apoio e Controle do Almoxarifado, Subcoordenador de Gestão Administrativa, Subcoordenador do Controle, Avaliação e Monitoramento, Técnico de Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Técnico Radiologia, Terapeuta Ocupacional, Veterinário e Vigia.

Portanto, é necessário que as autoridades competentes reconheçam a importância vital dos serviços prestados pelos servidores da saúde em Ocara e garantam que eles sejam justamente recompensados pelo seu árduo trabalho. O reajuste salarial não é apenas um direito desses profissionais, mas um investimento no bem-estar e na qualidade de vida de toda a comunidade ocarense.