Indicação nº 038/2024

Indica que seja criada uma Lei Municipal para denominar oficialmente a Rua Estevão Correia da Silva, localizada na sede do Distrito de Arisco dos Marianos, no município de Ocara – CE.

Vereador: Serjão do Sereno

Justificativa:

No coração do Distrito de Arisco dos Marianos, no município de Ocara, há uma trama de história a ser contada, uma história que merece ser perpetuada nos registros oficiais do município. Entre os traçados de ruas que tecem a malha urbana deste distrito, surge uma necessidade premente: a denominação oficial de uma via que até então permanece sem nome. Este não é apenas um ato burocrático; é uma oportunidade de honrar uma figura memorável em toda a região.

Logo após a Rua dos Holandeses, emerge uma rua sem identidade, ainda sem o selo que a conecta ao tecido social do lugar. E é aqui que reside a proposta, um consenso entre os residentes e os laços de família que permeiam essa paisagem: que esta rua seja oficialmente nomeada em homenagem ao saudoso Estevão Correia da Silva.

O saudoso senhor Estevão Correia da Silva foi um homem importante, honrado e muito respeitado. Originário de uma família tradicional, suas raízes estendiam-se profundamente pelo solo deste município. Residente na localidade de Croatá, sua presença deixava uma marca indelével em todos que o conheciam. Seu legado transcende as fronteiras de seu próprio tempo, ecoando ainda hoje nas memórias daqueles que compartilharam sua jornada.

Seu filho, Airton Correia, continua a tradição familiar, mantendo uma propriedade na sede do Distrito de Arisco dos Marianos. É através deste vínculo, desta continuidade, que a proposta de nomear a rua em homenagem a Estevão Correia da Silva ganha ainda mais significado e ressonância.

Além da justa homenagem à família Correia da Silva, a atribuição oficial do nome a esta via trará benefícios práticos para os moradores e para a própria comunidade. Com a denominação oficial, os residentes terão uma identificação clara e inequívoca de seu endereço, facilitando a recepção de correspondências e encomendas, bem como, o acesso a serviços públicos, o que é essencial para o funcionamento eficiente de uma comunidade.

Portanto, é imperativo que a Prefeitura Municipal de Ocara envie à Câmara Municipal um Projeto de Lei para a denominação oficial da Rua Estevão Correia da Silva em Arisco dos Marianos. Esta não é somente uma questão de nomenclatura; é um ato de reconhecimento, de preservação da memória e de fortalecimento dos laços que unem uma comunidade. Que esta proposta seja acolhida e que a memória de Estevão Correia da Silva continue a iluminar os caminhos daqueles que trilham as ruas que agora levam o seu nome.