Denomina de Quadra Poliesportiva Vereador Edmilson Lopes Filho a Quadra Poliesportiva da Escola de Ensino Fundamental Pedro da Costa Gomes, localizada na localidade de Foveira, no Distrito de Curupira, neste município.
Vereador: Marcondes Barboza
Justificativa
A criação de uma Lei Municipal para atribuir o nome do saudoso Vereador Edmilson Lopes Filho à Quadra Poliesportiva da Escola de Ensino Fundamental Pedro da Costa Gomes, localizada na comunidade de Foveira, no Distrito de Curupira, é um gesto de reconhecimento por sua valiosa contribuição à história política e social do município de Ocara.
Edmilson Lopes Filho dedicou sua vida ao serviço público e à construção de um legado de compromisso e trabalho por Ocara. Participou de sete eleições municipais, demonstrando resiliência e dedicação à comunidade. Eis um resumo de sua trajetória política:
* 1988 – PMDB (15603): 79 votos;
* 2000 – PPS (23333): 433 votos;
* 2004 – PPS (23333): 755 votos;
* 2008 – PMDB (15666): 669 votos;
* 2012 – PMN (33333): 728 votos;
* 2016 – PRTB (28333): 670 votos;
* 2020 – PSDB (45789): 544 votos.
Ele foi eleito vereador por três mandatos: 2001-2004, 2005-2008, e 2021-2024, além de presidir a Câmara Municipal de Ocara no biênio 2005-2006.
Morador da comunidade de Foveira, Edmilson Filho sempre esteve próximo das demandas locais e foi uma figura muito querida pelos moradores. Sua dedicação à comunidade tornou seu nome uma escolha unânime para representar a Quadra Poliesportiva da escola, um espaço que desempenha um papel fundamental na vida dos estudantes e da comunidade.
Além disso, Edmilson Lopes Filho era professor e um grande incentivador e patrocinador do esporte, especialmente do futebol. Ele apoiava as equipes de sua região, como Foveira, Seis Carnaúbas e Novo Santos, contribuindo com o transporte para os deslocamentos aos jogos. Seu incentivo ao esporte não apenas promovia a prática esportiva, mas também fortalecia o senso de coletividade e o espírito de união entre as comunidades.
A Quadra Poliesportiva é um ponto de encontro, de incentivo ao esporte e à saúde, além de ser essencial para o desenvolvimento social e educacional dos alunos. Para a comunidade de Foveira, representa uma oportunidade de lazer, convivência e formação cidadã, valores que também foram defendidos pelo vereador ao longo de sua trajetória.
A homenagem à família e à memória de Edmilson Lopes Filho transcende a mera nomeação de um espaço público. É um reconhecimento à sua história de vida e trabalho por Ocara. Uma justa homenagem que manterá viva a lembrança de um líder que tanto contribuiu para o desenvolvimento do município e da comunidade de Foveira.
Oportunamente, anexamos a biografia do saudoso vereador.
Portanto, acreditando no bom senso dos senhores vereadores e no reconhecimento dos nomes apresentados, colocamos a presente matéria para apreciação do plenário desta Casa.
Biografia
Edmilson Lopes Filho nasceu no dia 04 de dezembro de 1966, no Povoado de Seis Carnaúbas, então município de Aracoiaba. Seus pais são Edmilson Lopes de Jesus e Rita de Cassia Lopes. Tinha sete irmãos. Foi morar na comunidade de Foveira no ano de 1970, onde viveu por toda sua vida.
Em 1991, casou-se com Maria Coelho, com quem viveu por 19 anos e teve três filhos: Elivelton Lopes Coelho, Elielton Lopes Coelho e Elielson Lopes Coelho.
Em 2010, contraiu uma segunda união, com Maria Diemilia, sua atual companheira e com quem teve dois filhos: Eduardo da Silva Lopes e Eliude da Silva Lopes.
Se formou em Engenharia de pesca, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolveu o projeto da linguiça de peixe. Em seguida, fez pós-graduação em Gestão Escolar.
Era professor da rede pública municipal e estadual desde o ano de 1992. Lecionou aulas no colégio Luís Cândido de Oliveira, no centro de Ocara, no primeiro ensino médio do município (nos cursos de pedagogia, contabilidade e científico). Também ensinou na E.E.F Raimundo Lopes Braveza, na comunidade de Seis Caraúbas e foi gestor da E.E.F Pedro da Costa Gomes, na comunidade de Foveira.
Edmilson Lopes Filho faleceu no dia 06 de agosto de 2024.
A matéria foi aprovada por unanimidade.
| Comunicação Social
Câmara Municipal de Ocara
Novas ideias, novos projetos