Indicação nº 047/2023

Aprovado!

Solicitando que seja construído ou alugado um prédio para funcionar como um Ponto de Apoio da Saúde no Bairro São Pedro, no Distrito da Sede, Ocara – CE.

Poder Legislativo | Vereador: Zé Preá

O Bairro São Pedro tem se desenvolvido consideravelmente nos últimos anos, atraindo uma grande quantidade de novos moradores e se tornando uma região promissora dentro do Distrito da Sede. Essa expansão populacional é um sinal de prosperidade, mas também traz consigo novos desafios, especialmente no que diz respeito à oferta de serviços essenciais, como saúde.

Embora o Centro da cidade já disponha de uma Unidade Básica de Saúde, é notório que ela se encontra um pouco distante do Bairro São Pedro. Essa distância pode ser um empecilho para muitos moradores que enfrentam dificuldades para se deslocar até o centro em busca de atendimento médico. Diante desse cenário, torna-se evidente a necessidade de um Ponto de Apoio da Saúde no próprio bairro, a fim de suprir essa demanda e proporcionar acesso mais fácil e rápido aos cuidados médicos à sua crescente população.

Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ocara em construir ou alugar um prédio para funcionar como Ponto de Apoio da Saúde no Bairro São Pedro teria impactos muito positivos. Em primeiro lugar, proporcionaria uma maior proximidade dos serviços de saúde para os moradores locais, facilitando o acesso a consultas médicas, vacinações, atendimentos de enfermagem e programas de saúde preventiva.

Além disso, o Ponto de Apoio da Saúde poderia contribuir para desafogar a demanda sobre a Unidade Básica de Saúde no Centro da cidade, permitindo que os serviços sejam mais eficientemente distribuídos e atendendo a um número maior de pacientes de forma mais ágil.

Outro aspecto relevante é a promoção de ações e programas de saúde específicos para as necessidades do Bairro São Pedro. A população do bairro pode ter demandas distintas em relação à saúde, e o Ponto de Apoio possibilitaria a customização de ações que atendam diretamente às suas necessidades, promovendo um cuidado mais personalizado e abrangente.

A presença de um Ponto de Apoio da Saúde no Bairro São Pedro também pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, uma vez que a prevenção e o atendimento precoce de problemas de saúde têm um impacto significativo na redução de complicações e na satisfação geral da comunidade.

Portanto, fica evidente que a criação de um Ponto de Apoio da Saúde no Bairro São Pedro é uma medida de extrema importância e urgência. Tal iniciativa demonstraria o compromisso das autoridades municipais com a saúde da população local, além de ser uma resposta adequada ao crescimento do bairro. Investir na saúde é investir no futuro, promovendo uma cidade mais saudável e uma população mais satisfeita e produtiva. O bem-estar da comunidade é uma responsabilidade coletiva e o Ponto de Apoio da Saúde é uma peça fundamental no âmbito da saúde pública.

A matéria foi aprovada por unanimidade.

#pontodeapoiodasaúde

#bairrosãopedro