Indicação nº060/2023

Indica que seja realizada a troca de uma parte da grama sintética e uma reforma completa na Areninha Aurino Eduardo da Silva, na sede do Distrito de Sereno de Cima, Ocara – CE.

O Vereador abaixo signatário, no uso de suas atribuições legais e na forma regimental, vem respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, após ouvido o Plenário desta Casa, INDICAR que seja realizada a troca de uma parte da grama sintética e uma reforma completa na Areninha Aurino Eduardo da Silva, na sede do Distrito de Sereno de Cima, Ocara – CE.

JUSTIFICATIVA

A comunidade de Sereno de Cima, localizada no município de Ocara, tem sido agraciada com um espaço que transcende a sua importância como um simples campo de futebol: a Areninha Aurino Eduardo da Silva. Recebida pela Prefeitura Municipal de Ocara do Governo do Estado do Ceará no ano de 2020, esta areninha tem se firmado como um ponto de encontro, diversão e competição para os moradores locais e também para visitantes de outras cidades.

Desde a sua inauguração, a Areninha tem sido um verdadeiro ícone da comunidade de Sereno, que possui uma rica cultura quando o assunto é futebol. Este espaço multifuncional, localizado entre a praça pública e o posto de saúde, tem testemunhado inúmeras partidas amistosas, torneios emocionantes e até mesmo campeonatos acirrados, reunindo tanto homens quanto mulheres em torno da paixão compartilhada pelo esporte.

A rotina na Areninha Aurino Eduardo da Silva é pulsante e dinâmica. De segunda a sexta-feira, ela é palco de partidas amistosas, onde amigos e vizinhos se encontram para celebrar a camaradagem e a alegria do futebol. Aos sábados, a competição toma a dianteira, com jogos de torneios e campeonatos que movimentam e emocionam a todos que têm a oportunidade de participar ou assistir.

Além disso, a comunidade de Sereno de Cima abre suas portas para as demais localidades do município de Ocara e, em eventos especiais, até mesmo para pessoas de outras cidades, quando ocorrem competições de maior alcance. Isso torna a Areninha não apenas um campo de jogo, mas um espaço de integração social, onde diferentes pessoas e culturas se encontram e interagem.

No entanto, é inegável que a intensa utilização da Areninha ao longo do tempo inevitavelmente deixa suas marcas. O campo de grama sintética, tão vital para o desempenho dos jogadores e para a qualidade das partidas, requer uma manutenção contínua para se manter em condições ideais. Em alguns pontos, a grama começou a baixar e a desgastar, comprometendo o jogo e a segurança dos jogadores.

Nesse sentido, a necessidade de realizar uma manutenção e a troca de parte da grama sintética da Areninha se apresenta como uma prioridade. A preservação e a melhoria desse espaço esportivo não apenas garantem a segurança e a qualidade das partidas, mas também asseguram que a tradição e a cultura futebolística da comunidade de Sereno de Cima sejam perpetuadas para as futuras gerações.

Além da troca da grama sintética em locais onde ela já começou a apresentar sinais de desgaste, outras melhorias se mostram igualmente essenciais para elevar a qualidade e a funcionalidade deste espaço tão querido. Uma pintura renovadora nos arredores do campo e a manutenção do alambrado são passos cruciais para preservar a segurança e a estética da Areninha. Esses elementos não apenas agregam um toque visual revitalizado ao espaço, mas também garantem que jogadores e espectadores possam desfrutar do ambiente com tranquilidade e conforto.

Ademais, a construção de uma caixa d’água estratégica no local demonstra um comprometimento com a sustentabilidade e com as necessidades básicas dos frequentadores da Areninha. Essa medida não apenas assegura o fornecimento contínuo de água para a manutenção da grama e do campo, mas também possibilita a implementação de um bebedouro acessível à atletas e ao público em geral. A disponibilidade de água potável é fundamental para a saúde, o desempenho esportivo e o bem-estar de todos os envolvidos.

Nesse contexto, a realização da troca da grama sintética não é apenas uma ação isolada, mas parte de um conjunto de melhorias que visam elevar a experiência daqueles que frequentam a Areninha. A combinação de uma nova grama com a pintura revitalizada, o alambrado bem cuidado, a presença de uma caixa d’água estratégica e um bebedouro acessível cria um ambiente que reflete o valor que a comunidade atribui ao esporte, à convivência e à saúde.

É importante destacar que a Areninha já sediou diversos torneios, tanto masculinos quanto femininos, além de um vibrante campeonato feminino, enfatizando a inclusão e o empoderamento da mulher no cenário esportivo. Essa abertura e comprometimento com a equidade de gênero demonstram que a Areninha vai além de ser apenas um campo de jogo, mas um espaço de transformação social.

A Prefeitura Municipal de Ocara, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo, tem se empenhado em manter a Areninha acessível a todos. Qualquer pessoa pode desfrutar desse espaço bastando fazer um agendamento, o que demonstra o compromisso em democratizar o acesso ao esporte e à cultura local.

Portanto, a realização da manutenção e troca da grama sintética na Areninha Aurino Eduardo da Silva não é apenas uma necessidade prática, mas um investimento no futuro da comunidade, no fomento do esporte, na preservação da cultura local e na promoção da união entre as pessoas. Ao cuidar deste espaço tão querido, garantimos que a paixão pelo futebol continue a ser uma força motriz que une e inspira a todos em Sereno de Cima e além.