Indicação nº 003/2024

Indica que seja realizada a ampliação da rede de abastecimento de água encanada do SISAR para atender as famílias das comunidades de Vila Esperança e Novo Borges, no Distrito de Serragem, Ocara – CE.

Vereador: Marcondes Barboza

A matéria foi aprovada por unanimidade.

No Distrito de Serragem as comunidades de Vila Esperança e Novo Borges enfrentam desafios significativos, sendo o acesso à água potável um dos mais prementes. Com 32 famílias em Vila Esperança e 38 em Novo Borges, a falta de água encanada torna-se uma preocupação diária para essas comunidades, afetando diretamente a qualidade de vida e o desenvolvimento local.

Atualmente, a fonte de água mais próxima está situada a 3km das comunidades, um açude que, embora seja vital, impõe dificuldades logísticas para as famílias. A necessidade de buscar água a essa distância não apenas consome tempo precioso, mas também representa um desafio para a saúde, segurança e bem-estar das pessoas, especialmente em períodos de estiagem.

A situação é ainda mais crítica em Novo Borges, onde a falta de energia elétrica agrava as condições de vida. A inexistência desse serviço básico impacta diretamente a rotina diária, dificultando o acesso a serviços essenciais e perpetuando a exclusão social. A Vila Esperança, embora conte com rede elétrica, enfrenta a mesma carência quando se trata de água encanada.

A solução para essa problemática está ao alcance das comunidades, através de uma possível parceria entre a Prefeitura Municipal de Ocara, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, e o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR). Atualmente, a rede de água encanada estende-se até a Churrascaria O Camurça, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual, constituindo um ponto de partida estratégico para a expansão.

A ampliação da rede de água encanada em 2km para Vila Esperança e 3km para Novo Borges não é apenas uma melhoria na infraestrutura, mas uma medida vital para promover saúde, dignidade e desenvolvimento. A água encanada proporciona não apenas a comodidade do acesso imediato, mas também contribui para a redução de doenças relacionadas à água contaminada, promovendo uma comunidade mais saudável e produtiva.

Além disso, a iniciativa pode desencadear melhorias em outras áreas, como educação e economia, ao permitir que as famílias dediquem mais tempo a atividades produtivas e educativas, em vez de enfrentar desafios diários relacionados ao abastecimento de água.

Portanto, a urgência e a importância de expandir a rede de abastecimento de água encanada para Vila Esperança e Novo Borges são inegáveis. Essa ação não apenas atenderá às necessidades básicas das comunidades, mas também representará um passo significativo em direção a um futuro mais próspero e sustentável para todos os habitantes do Distrito de Serragem.