Indicação nº 037/2024

Indica que seja realizada a aquisição de novas ambulâncias com rodas aro 17 para atender à população das comunidades localizadas na zona rural do município de Ocara – CE.

Vereador: Antônio Dantas

Justificativa:

A Prefeitura Municipal de Ocara, por meio da Secretaria de Saúde, desempenha um papel crucial na garantia do acesso aos serviços de saúde para toda a população, especialmente nas comunidades rurais do município. Atualmente, as ambulâncias em operação são um elo vital nesse sistema, fornecendo transporte essencial para os pacientes, muitas vezes em condições adversas.

Embora já existam ambulâncias em operação, é fundamental reconhecer que esses veículos enfrentam desafios significativos ao atender comunidades localizadas em áreas rurais, onde as estradas são frequentemente precárias e muitas vezes intransitáveis, especialmente durante o período chuvoso. As ambulâncias atuais, por serem pequenas e baixas, têm limitações em acessar essas áreas, o que compromete a prontidão e a eficácia do atendimento.

A proposta de aquisição de novas ambulâncias com aro 17 é um passo crucial na melhoria desse serviço. Veículos maiores, mais altos e com maior potência são essenciais para enfrentar os desafios das estradas carroçáveis, garantindo que os pacientes recebam atendimento mesmo em condições adversas de clima e terreno. Além disso, esses novos veículos proporcionarão mais conforto e segurança aos pacientes durante o transporte.

Vale destacar que esse mesmo vereador já apresentou o Projeto de Indicação nº 35/2022, aprovado no dia 11 de agosto de 2022, que solicitava a locação ou aquisição de uma ambulância com tração 4×4 destinada aos atendimentos de urgência e emergência em locais de difícil acesso no município de Ocara. Tal medida evidencia a necessidade e a urgência dessa ação. A aprovação desse projeto pela Câmara Municipal demonstra o reconhecimento da importância de garantir o acesso aos serviços de saúde em áreas de difícil acesso. No entanto, é crucial que essa proposta seja efetivamente implementada, garantindo que a população de Ocara tenha acesso a um transporte adequado e seguro em situações de emergência médica.

Em resumo, a aquisição de novas ambulâncias com aro 17 é uma medida essencial para garantir que os serviços de saúde alcancem todas as partes do município de Ocara, especialmente as comunidades rurais. É imperativo que a Prefeitura Municipal tome as medidas necessárias para concretizar essa iniciativa, assegurando assim o bem-estar e a saúde de todos os seus cidadãos.

Além da aquisição das novas ambulâncias com aro 17 para atender às comunidades rurais, é importante evidenciar que as ambulâncias atualmente em operação não serão descartadas. Pelo contrário, esses veículos menores continuarão desempenhando um papel essencial no sistema de saúde municipal.

Com sua capacidade de manobra e agilidade, as ambulâncias menores serão estrategicamente posicionadas para atender às áreas que possuem melhores condições de acesso, como estradas pavimentadas e bairros próximos ao centro da cidade de Ocara. Isso garantirá uma cobertura mais abrangente dos serviços de saúde, permitindo uma resposta rápida a emergências médicas em áreas urbanas e suburbanas.

Ao designar as ambulâncias menores para essas áreas, a Secretaria de Saúde poderá otimizar seus recursos, garantindo que cada veículo seja utilizado de forma eficiente e atenda às necessidades específicas de cada região do município. Isso contribuirá para uma distribuição equitativa dos serviços de saúde, assegurando que todos os cidadãos de Ocara recebam o atendimento necessário, independentemente de sua localização geográfica.

Portanto, a integração das novas ambulâncias com aro 17 para áreas rurais, juntamente com a manutenção das ambulâncias menores para áreas urbanas e suburbanas, representa uma abordagem abrangente e equilibrada para melhorar o acesso aos serviços de saúde em todo o município de Ocara. Essa estratégia reflete o compromisso da Prefeitura Municipal em garantir que todos os seus cidadãos recebam cuidados médicos de qualidade, independentemente de onde vivam.