Indicação nº 040/2024

Indica que seja construída a pavimentação asfáltica nas duas principais estradas carroçáveis que ligam a localidade de Placa de Ocara à sede do Distrito de Curupira, no município de Ocara – CE.
Vereador: Neném Faustino
Justificativa:

A construção da pavimentação asfáltica nas duas principais estradas carroçáveis que conectam a localidade de Placa de Ocara à sede do Distrito de Curupira, no município de Ocara, é uma necessidade urgente e vital para a comunidade local. Essas vias desempenham um papel crucial na integração e no desenvolvimento da região, ligando áreas residenciais, comerciais e agrícolas.

As estradas carroçáveis que se iniciam na comunidade de Placa de Ocara e seguem até a sede do Distrito de Curupira são as principais artérias que facilitam o fluxo de pessoas, veículos e mercadorias entre essas localidades. Diariamente, essas vias são intensamente utilizadas, pois o Distrito de Curupira abriga uma considerável população, além de contar com um significativo número de veículos em circulação.

As duas principais estradas carroçáveis que se iniciam na comunidade de Placa de Ocara e seguem até a sede do Distrito de Curupira, são: estrada carroçável que se inicia ao lado da Pousada e Churrascaria Brasil e segue até a Curupira Centro; estrada que se inicia na Fazenda Ponderosa e segue até a Curupira de Cima.

No entanto, durante o período do inverno, as fortes chuvas castigam a região, resultando em danos severos às estradas carroçáveis. Esses danos tornam as vias praticamente intransitáveis, prejudicando o acesso das pessoas aos serviços essenciais, como saúde, educação e transporte público.

É importante ressaltar que, enquanto uma das estradas não possui qualquer tipo de pavimentação, a outra conta apenas com um trecho calçado próximo à Curupira de Cima, evidenciando a urgência de intervenção nessas áreas.

A pavimentação asfáltica dessas estradas carroçáveis é fundamental para garantir a segurança, a fluidez do tráfego e o desenvolvimento socioeconômico da região. Com um asfalto adequado, os moradores e os trabalhadores locais terão acesso facilitado aos serviços e às oportunidades, promovendo o crescimento sustentável do Distrito de Curupira e áreas adjacentes.

A responsabilidade pela realização desse importante projeto recai sobre a Prefeitura Municipal de Ocara, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. A busca por verbas estaduais ou federais se apresenta como uma solução viável para viabilizar a construção desses asfaltos, atendendo às demandas e aos anseios da comunidade.

É imprescindível ressaltar que essa iniciativa parte também dos próprios moradores do Distrito de Curupira, que almejam estradas de melhor qualidade para garantir sua mobilidade e bem-estar. Portanto, é fundamental que os órgãos competentes ajam com diligência e comprometimento para concretizar esse projeto tão esperado e necessário.