Indicação nº 042/2024

Indica que seja ofertado o exame de eletrocardiograma (ECG) e a coleta de sangue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Ocara – CE.

JUSTIFICATIVA

Em meio aos desafios de promover uma saúde pública abrangente e acessível, é fundamental reconhecer a importância de disponibilizar serviços de saúde cruciais em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). No município de Ocara, a oferta do exame de eletrocardiograma (ECG) e da coleta de sangue em cada uma das treze UBS existentes é um passo vital em direção à saúde com qualidade para todos os ocarenses.

Atualmente, esses serviços estão centralizados apenas na UBS da Sede e no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos. Esta concentração limita drasticamente o acesso da população das comunidades rurais, muitas das quais distantes do centro da cidade e com dificuldades de locomoção ou recursos financeiros para custear transporte.

A falta de disponibilidade desses serviços em todas as UBS não apenas cria barreiras para aqueles que mais precisam, mas também contribui para a sobrecarga dos centros de saúde já existentes. A descentralização desses serviços é essencial para atender às necessidades de saúde das comunidades mais afastadas, proporcionando-lhes acesso facilitado a cuidados médicos essenciais.

O exame de eletrocardiograma desempenha um papel crucial na detecção precoce de problemas cardíacos, permitindo aos profissionais de saúde identificar anomalias no ritmo cardíaco e na atividade elétrica do coração. Ao disponibilizar este exame em todas as UBS de Ocara, se fortalece a capacidade de diagnóstico e monitoramento das condições cardiovasculares dos residentes locais. Isso é especialmente relevante considerando que as doenças cardíacas são uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo, e o acesso facilitado ao ECG pode contribuir significativamente para a redução desses índices.

Por outro lado, a coleta de sangue é uma ferramenta essencial para avaliar a saúde geral e diagnosticar uma variedade de condições médicas, desde anemias e infecções até distúrbios metabólicos e doenças crônicas. Disponibilizar esse serviço em todas as UBS de Ocara significa fornecer aos profissionais de saúde locais uma ferramenta crucial para o diagnóstico precoce e a intervenção eficaz em uma variedade de condições de saúde. Além disso, ao reduzir a necessidade de deslocamento para centros de saúde distantes, a oferta de coleta de sangue em cada UBS também promove a adesão ao acompanhamento médico regular, fundamental para a prevenção e o tratamento eficaz de doenças.

Ao garantir que o exame de ECG e a coleta de sangue estejam disponíveis em todas as UBS, a Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria de Saúde, não só atende a uma demanda legítima dos moradores das comunidades, mas também promove uma abordagem proativa para a promoção da saúde pública. Essa medida irá reduzir as disparidades de acesso à saúde e também contribuirá para a prevenção e diagnóstico precoce de condições médicas, salvando vidas e melhorando a qualidade de vida da população.

Portanto, é imperativo que a oferta desses serviços seja expandida para todas as UBS do município de Ocara. Ao fazê-lo, a gestão municipal estará investindo no bem-estar da comunidade, garantindo que todos os ocarenses tenham acesso igualitário aos cuidados de saúde de que necessitam e merecem.

#CasaDoPovo
#CâmaraDeOcara