Indicação nº 047/2024

Indica a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade do Assentamento Melancias, no Distrito de Serragem, Ocara – CE.
Vereador: Antônio Dantas
Justificativa:

A construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade do Assentamento Melancias, localizada na zona rural do município de Ocara, no Distrito de Serragem, é de extrema importância. Esta localidade está situada longe do centro da cidade, dificultando o acesso dos moradores aos serviços de saúde. Atualmente, a comunidade conta apenas com os serviços básicos de saúde oferecidos em uma casa que funciona como Ponto de Apoio da Saúde, mantido pela Secretaria de Saúde do município de Ocara.

A comunidade do Assentamento Melancias é humilde, mas possui uma quantidade considerável de moradores que necessitam de um atendimento médico mais completo e contínuo. A construção de uma UBS atenderia a uma demanda antiga e urgente dos moradores, proporcionando um atendimento de saúde mais adequado e abrangente.

Uma UBS na comunidade permitiria oferecer uma gama maior de serviços de saúde, incluindo consultas médicas, atendimentos de enfermagem, serviços de vacinação, acompanhamento de pré-natal, cuidados com a saúde da criança e do idoso, além de programas de prevenção e controle de doenças. A proximidade de uma UBS facilitaria o acesso regular e rápido aos serviços de saúde, reduzindo o tempo e os custos de deslocamento até o centro da cidade.

A Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria de Saúde tem a capacidade de viabilizar a construção dessa unidade, melhorando significativamente a qualidade de vida dos moradores do Assentamento Melancias. Investir na saúde da população rural é essencial para promover o bem-estar e o desenvolvimento social e econômico da comunidade. A construção de uma UBS é um passo fundamental para garantir que os moradores do Assentamento Melancias tenham acesso a cuidados de saúde dignos e de qualidade.

A matéria foi aprovada por unanimidade.

#CâmaraDeOcara