Indicação nº 048/2024

Indica a criação de uma Lei Municipal para denominar oficialmente como Rua Ubuntu, o trecho que fica localizado à oeste da rodovia CE-464, na continuação da Rua Geraldo Simão Lopes, no Bairro São Pedro, Distrito da Sede, Ocara – CE.
Vereador: Marcondes Barboza
Justificativa:

A importância de criar uma Lei Municipal para denominar oficialmente como Rua Ubuntu o trecho localizado a oeste da rodovia CE-464, na continuação da Rua Geraldo Simão Lopes, no Bairro São Pedro, Distrito da Sede, no município de Ocara, é fundamental para o desenvolvimento e organização urbana da região. Recentemente, foi apresentada na Câmara Municipal de Ocara uma Indicação de autoria dos vereadores Marcondes Barboza Marcos e Francisco Sérgio de Oliveira Souza, solicitando a criação de uma Lei Municipal para denominar oficialmente como Rua Geraldo Simão Lopes um trecho também localizado a oeste da rodovia CE-464. Agora, a proposta é que a continuação dessa rua receba o nome de Rua Ubuntu.

Atualmente, essa área é conhecida informalmente como estrada do roçado, aroeira e terra branca, devido à falta de uma denominação oficial. A escolha do nome “Ubuntu” é especialmente significativa, pois trata-se de uma palavra africana que simboliza a ideia de “todos juntos”, refletindo um espírito de comunidade e solidariedade que é desejável para o bairro.

A oficialização desses nomes trará diversos benefícios práticos para os moradores. Primeiramente, facilitará os pedidos de ligação de energia elétrica junto à companhia Enel e de água encanada junto à Cagece. Além disso, a nomeação oficial das ruas tornará mais simples as solicitações de serviços de internet junto às empresas de tecnologia, uma vez que a localização precisa das residências será mais facilmente identificada. Outro ponto crucial é a melhoria na entrega de correspondências e no recebimento de encomendas. Com as ruas devidamente nomeadas e identificadas, o trabalho dos serviços de entrega será agilizado e mais eficiente, evitando extravios e atrasos.

A relevância dessa iniciativa é evidenciada pelo apoio da comunidade local, com 22 moradores do Bairro São Pedro assinando um abaixo-assinado solicitando a criação da Lei Municipal para denominar a Rua Ubuntu. Esse movimento demonstra a necessidade e o desejo dos cidadãos por uma organização urbana mais estruturada e reconhecida oficialmente.

Portanto, a criação de uma Lei Municipal para oficializar os nomes Rua Geraldo Simão Lopes e Rua Ubuntu é um passo importante para a melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos na região, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores do Bairro São Pedro.

A matéria foi aprovada por unanimidade.

#CâmaraDeOcara