Indicação nº 084/2023

Aprovada!✅
Justificativa:

A localidade de Cristais destaca-se como um ponto vital na região do Distrito de Curupira, desempenhando papel crucial na rotina diária de seus habitantes. Contudo, a infraestrutura, em especial o calçamento, tornou-se alvo de preocupação crescente entre os moradores, clamando por uma reforma urgente.

O calçamento, construído no ano de 2020, trouxe consigo a promessa de facilitar o deslocamento dos moradores, conferindo mais conforto e segurança. No entanto, a realidade atual revela a necessidade imperativa de uma manutenção periódica para preservar as condições ideais do pavimento. Pedras soltas e buracos têm se multiplicado, evidenciando a vulnerabilidade da estrutura frente às intempéries do tempo e ao constante tráfego local.

Os próprios moradores, conscientes da importância do calçamento para a qualidade de vida na localidade, estão unidos na cobrança por melhorias. Compreendem que a eficácia da infraestrutura está intrinsecamente ligada à sua manutenção adequada. Afinal, é preciso assegurar não apenas a fluidez do deslocamento, mas também a durabilidade e resistência do calçamento ao longo do tempo.

Além da reforma no pavimento, torna-se imprescindível abordar outra questão essencial para a segurança e bem-estar dos moradores: a iluminação pública. A instalação de luminárias ao longo da via não só proporciona mais visibilidade, prevenindo acidentes, mas também contribui para a sensação de segurança, vital em qualquer comunidade.

A importância de investir em infraestrutura não se limita apenas ao aspecto estético ou funcional; ela reverbera na qualidade de vida e no desenvolvimento local. Um calçamento em boas condições e uma iluminação adequada não apenas facilitam o trânsito diário, mas também fomentam a atividade econômica, estimulando o comércio local e promovendo a coesão comunitária.

Para viabilizar efetivamente a tão necessária reforma no calçamento de Cristais, é imperativo contar com a participação ativa da Prefeitura Municipal de Ocara, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. Ao direcionar recursos e esforços para esta iniciativa, a administração municipal demonstra seu compromisso com o bem-estar da população e a promoção do desenvolvimento local. A parceria entre a comunidade e as instâncias governamentais é fundamental para garantir que as demandas urgentes sejam atendidas de maneira eficiente, contribuindo para a construção de um ambiente mais próspero e harmonioso em Cristais.

Portanto, é urgente que as autoridades competentes atentem para as necessidades prementes de Cristais, promovendo a reforma necessária no calçamento e a instalação de luminárias ao longo da via. Essas medidas não apenas atendem aos anseios dos moradores, mas também contribuem para a construção de um ambiente mais seguro, acessível e propício ao desenvolvimento sustentável da comunidade local.