Indicação nº 086/2023

Justificativa:

O município de Ocara, situado no Ceará, é abençoado por contar com vinte escolas na rede pública de ensino fundamental, proporcionando educação de qualidade aos seus jovens cidadãos. Contudo, uma lacuna importante ainda persiste: a ausência de bebedouros com água mineral nessas instituições de ensino. Este cenário merece atenção, pois a oferta de água mineral é crucial para o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos alunos.

Atualmente, as escolas de Ocara não dispõem de bebedouros que ofereçam água mineral aos estudantes. A água é um elemento essencial para o bom funcionamento do organismo, e a qualidade desse recurso é ainda mais vital em um ambiente educacional. A água mineral proporciona não apenas a hidratação necessária, mas também contribui para a melhoria da concentração, do desempenho cognitivo e da saúde geral dos alunos.

É digno de nota que o Governo do Estado do Ceará já reconheceu a importância dessa questão, fornecendo água mineral para as escolas estaduais em Ocara. Nesse sentido, a gestão municipal pode seguir esse exemplo e implementar a mesma medida nas escolas municipais. Essa ação não apenas garantirá um recurso básico para a saúde dos estudantes, mas também refletirá um comprometimento conjunto das esferas estadual e municipal com a qualidade de vida e o bem-estar dos alunos de Ocara.

Cabe à Prefeitura Municipal de Ocara, por meio da Secretaria da Educação, viabilizar a instalação de bebedouros com água mineral nas escolas de ensino fundamental. Este investimento não é apenas em infraestrutura, mas sim na saúde e no futuro dos estudantes. Além disso, a presença de bebedouros com água mineral nas escolas pode ser encarada como uma medida preventiva diante da importância crescente de promover hábitos saudáveis desde a infância.

Em resumo, é imperativo que a gestão municipal reconheça a relevância de proporcionar água mineral nas escolas de Ocara, seguindo o exemplo do Estado do Ceará. Esta iniciativa não apenas alinha-se com as políticas públicas de educação e saúde, mas também representa um compromisso inegociável com o desenvolvimento integral e a qualidade de vida dos alunos de Ocara.