Indicação nº 085/2023

Aprovada!✅
Justificativa:

O município de Ocara, situado na região do Maciço de Baturité, no caloroso estado do Ceará, enfrenta desafios climáticos que impactam diretamente a qualidade de vida e, mais especificamente, o ambiente educacional. A implantação da modalidade de ensino em tempo integral em sete escolas municipais de ensino fundamental representa um avanço significativo na educação local, mas é crucial considerar as condições físicas desses espaços de aprendizado.

No calor intenso que caracteriza a região, a climatização das salas de aula emerge como uma necessidade premente. As escolas, como a EEF João Egídio da Costa em Lagoa do Velho, EEF José Pereira de Sousa em Placa José Pereira, Colégio Luís Cândido de Oliveira no centro de Ocara, EEF Maria de Lourdes Cosme em Jurema dos Vieiras, EEF Odilon de Souza Brilhante em Curupira, EEF Pedro da Costa Gomes em Foveira e EEF Vereador José Pires de Freitas em Serragem, estão no epicentro do desenvolvimento educacional do município.

A instalação de sistemas de ar-condicionado nessas salas não é apenas um conforto, mas uma necessidade que pode transformar positivamente o processo de ensino-aprendizagem. Ambientes climatizados proporcionam condições mais propícias para o foco, concentração e bem-estar dos alunos e professores, contribuindo assim para um ambiente educacional mais eficaz.

Consciente da importância desse investimento, a Prefeitura Municipal de Ocara, por meio da Secretaria da Educação, pode desempenhar um papel crucial na viabilização da climatização das salas de aula. A iniciativa não apenas atende às demandas básicas de conforto, mas também promove um ambiente educacional mais propício ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

Vale ressaltar que em 2021, a Câmara Municipal de Ocara aprovou o Projeto de Indicação nº 038/2021, de autoria do vereador Marcondes Barboza, que propôs a implementação de um sistema de geradores de energia solar fotovoltaicos nos prédios municipais. Essa medida, quando executada, não só contribuirá para a sustentabilidade, mas também ajudará a reduzir os custos de energia, facilitando a manutenção e operação dos sistemas de ar-condicionado.

Dessa forma, a climatização das salas de aula nas escolas de ensino fundamental em tempo integral de Ocara é um investimento não apenas no presente, mas também no futuro educativo da comunidade. Ao proporcionar condições adequadas de aprendizado, o município está pavimentando o caminho para um ensino de qualidade e um desenvolvimento educacional mais sólido.