Indicação nº 087/2023

Justificativa:

O município de Ocara, situado no Maciço do Baturité, é uma joia da agricultura cearense, abrigando 91 comunidades, das quais 82 se encontram na vasta extensão da zona rural e 9 no Distrito da Sede. Essa distribuição demográfica destaca a predominância da atividade agrícola na região, tornando-se imperativo investir no suporte aos agricultores locais.

A força motriz de Ocara reside em sua comunidade agrícola, desempenhando um papel vital na economia local. Com uma grande parcela das comunidades concentradas na zona rural, a municipalidade é reconhecida como a “terra do caju”, ressaltando a importância da agricultura para o desenvolvimento e identidade do município.

A aquisição de dois tratores surge como uma necessidade premente para impulsionar ainda mais a produção agrícola em Ocara. Sob o amparo da Prefeitura Municipal, através da diligente Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a iniciativa visa não apenas fortalecer as atividades agrícolas durante o inverno, mas também proporcionar apoio crucial durante o verão, especialmente na época da colheita do caju.

A singularidade da agricultura ocarense é destacada pelo Programa “Ocara Agora Planta”, uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Este programa oferece apoio substancial aos agricultores, fornecendo horas de trator para facilitar diversas etapas do processo agrícola. No entanto, a demanda crescente e a extensão geográfica do município tornam indispensável a expansão dos recursos disponíveis.

Os dois tratores propostos não apenas aliviarão a carga dos agricultores durante o período de plantio, mas também garantirão a eficiência na colheita, especialmente para a colheita do caju, principal símbolo da agricultura local. Além disso, considerando que muitos agricultores enfrentam restrições financeiras, a aquisição desses tratores permitirá que a assistência seja estendida a um número maior de beneficiários, assegurando que a prosperidade agrícola seja compartilhada de maneira equitativa.

Dessa forma, a aquisição dos dois tratores emerge como um investimento estratégico e essencial para potencializar a agricultura em Ocara. Ao fazê-lo, não apenas se impulsiona a produção agrícola, mas também se fortalece a identidade e a economia locais, consolidando Ocara como um bastião da agricultura sustentável no cenário cearense.