Indicação nº 021/2024

Indica que seja realizada uma reforma e ampliação do laboratório do Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos, localizado no bairro Prainha, no Distrito da Sede, Ocara – CE.
Vereador: Flavinho da Foveira

A matéria foi aprovada por unanimidade.

O Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos, situado no bairro Prainha, no Distrito da Sede, no município de Ocara, desempenha um papel crucial na saúde da comunidade local. Atualmente, o laboratório do hospital opera de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, proporcionando serviços essenciais de análises clínicas. No entanto, a estrutura atual revela-se modesta, com três equipamentos e uma equipe composta por um analista clínico (biomédico), dois técnicos de enfermagem e um profissional administrativo.

Os três equipamentos existentes desempenham suas funções conforme o esperado, atendendo à demanda atual, mas com limitações. A necessidade de um espaço mais amplo e a aquisição de equipamentos adicionais tornaram-se evidentes diante do aumento da demanda por exames. É imperativo que se realize uma reforma abrangente no laboratório, visando melhorar a infraestrutura, e uma ampliação para criar condições de trabalho mais adequadas.

A equipe atual do laboratório é comprometida, porém, a capacidade operacional é limitada. A reforma permitirá a acomodação de mais equipamentos e a contratação de profissionais adicionais, como técnicos de laboratório ou técnicos de enfermagem, ampliando assim a capacidade de atendimento. Com o suporte da Prefeitura Municipal de Ocara, por meio da Secretaria da Saúde, recursos poderão ser alocados para viabilizar a reforma e a ampliação, bem como, a compra de novos equipamentos e a contratação de mais profissionais.

Diariamente, dezenas de pessoas procuram o hospital para realizar coleta de sangue e outros exames, a maioria delas em jejum. Com a modernização do laboratório, será possível reduzir significativamente o tempo de espera, beneficiando diretamente a população local. O investimento proposto não apenas atenderá à demanda existente, mas preparará o laboratório para enfrentar futuros desafios, garantindo um serviço de qualidade à comunidade.

Em resumo, a reforma e ampliação do laboratório do Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos são cruciais para o aprimoramento dos serviços de saúde em Ocara. Essas mudanças irão modernizar as instalações e possibilitarão um atendimento mais eficiente, beneficiando a população e contribuindo para a melhoria contínua da saúde na região.

#Laboratório
#HospitalDeOcara