Indicação nº 023/2024

Indica que seja adquirido uma parte de um terreno no final do corredor que liga as comunidades de Jurema dos Vieiras e Curralinho, para alargar a estrada e melhorar as condições de tráfego de veículos, no Distrito de Curupira, Ocara – CE.

Vereador: Professor Demir

No Distrito de Curupira, no município de Ocara, está localizado um corredor vital que conecta as comunidades de Jurema dos Vieiras, Curralinho e o Açude Batente. Este corredor é a principal estrada carroçável que atende diariamente a intensa movimentação de veículos e pessoas, desempenhando um papel crucial na interligação dessas comunidades.

No entanto, uma preocupação crescente envolve o trecho final desse corredor, onde as estradas de Jurema dos Vieiras, Curralinho e o acesso ao Açude Batente se encontram. Nesse ponto, a via se torna estreita e a curva é bastante fechada, aumentando consideravelmente o risco de acidentes. É imperativo que medidas sejam tomadas para alargar esse trecho, melhorando as condições de tráfego e segurança para todos os usuários.

A aquisição de uma pequena parte de um terreno do lado esquerdo do corredor, no sentido de Jurema dos Vieiras para Curralinho, é a solução proposta para resolver esse problema. O terreno em questão é de propriedade privada, e o proprietário demonstrou flexibilidade e disposição para vender uma porção da terra à Prefeitura Municipal de Ocara.

O alargamento desse trecho não só facilitará a circulação de veículos, mas também proporcionará maior segurança, especialmente nas manobras realizadas no ponto de encontro das três estradas. A curva fechada será amenizada, tornando as manobras mais seguras e eficientes, principalmente em momentos de grande movimentação.
Além disso, durante o período chuvoso, uma grande poça de água se forma no final do corredor, tornando o local intransitável. Para contornar esse problema, a aquisição da parte do terreno permitirá a abertura de um desvio alternativo, garantindo que o tráfego continue fluindo, mesmo nas condições climáticas adversas.

A Prefeitura Municipal de Ocara, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, desempenhará um papel fundamental nesse processo. Recomenda-se que a Prefeitura envie um Projeto de Lei à Câmara Municipal de Ocara, solicitando autorização para a compra da parte do terreno necessário. Apesar de não haver uma estimativa de preço, a localização rural sugere que o valor será acessível, beneficiando as comunidades diretamente envolvidas, bem como, toda a região.

Além de aprimorar a infraestrutura viária, a ação proposta também fortalecerá a integração entre as comunidades de Jurema dos Vieiras, Curralinho e o Açude Batente. A oportunidade está diante do Poder Executivo Municipal, e é crucial agir agora para garantir um futuro mais seguro e eficiente para todos os que dependem desse corredor vital.

Adicionalmente, é importante destacar que a iniciativa para a melhoria do trecho final do corredor não se trata apenas de uma aspiração da administração pública, mas também uma solicitação expressa dos próprios moradores das comunidades locais. Conscientes das dificuldades enfrentadas diariamente devido à estreiteza da via e às condições adversas durante o período chuvoso, os residentes têm clamado por medidas que garantam sua segurança e facilitem o acesso às demais localidades.

Essa demanda da comunidade sublinha ainda mais a urgência e a relevância da ação proposta. Ao atender a esse apelo dos moradores, a Prefeitura de Ocara demonstrará um comprometimento efetivo com a qualidade de vida e a segurança de seus cidadãos, promovendo um ambiente mais propício ao desenvolvimento e à harmonia entre as comunidades.

Portanto, a aquisição da parte do terreno necessário não apenas atende a uma necessidade estrutural, mas também reflete a vontade coletiva dos habitantes locais. A colaboração entre a administração pública e a comunidade reforça o caráter essencial dessa empreitada para o bem-estar e a prosperidade de todos.

#CorredorDaJurema

#Ocara