Indicação nº 026/2024

Indica que seja criada uma Lei Municipal para renomear a Avenida da Matriz, no centro de Curupira, como Avenida da Matriz – Raimundo Freire de Oliveira, no Distrito de Curupira, Ocara – CE.
Vereador: Antônio Dantas

A Avenida da Matriz, situada no coração de Curupira, é um símbolo histórico da comunidade, cuja denominação foi estabelecida pela Lei Municipal nº 676/2009, promulgada em 14 de dezembro de 2009. Seu nome, “Avenida da Matriz”, é uma reverência à majestosa Igreja Matriz, que tem como padroeiro São Sebastião.

Contudo, hoje, os ventos da mudança sopram sobre Curupira, impulsionados por um desejo ardente de homenagear aquele que foi um farol na trajetória dessa comunidade: o saudoso senhor Raimundo Freire de Oliveira. Os moradores locais, em uníssono, expressam o desejo de renomear a Avenida da Matriz para “Avenida da Matriz – Raimundo Freire de Oliveira”.

Raimundo Freire de Oliveira foi mais que um nome em Curupira; ele personificava os valores e a essência da comunidade. Sua dedicação incansável, seu compromisso com o bem-estar de todos e sua generosidade inabalável criaram laços indeléveis com cada habitante deste lugar. Seu nome transcendeu as fronteiras da simples nomenclatura; tornou-se sinônimo de respeito, admiração e amor.

Essa iniciativa de renomear a avenida é não apenas uma solicitação dos familiares de Raimundo Freire de Oliveira, mas também reflete o consenso unânime entre todos os moradores locais. Durante toda sua vida, Raimundo Freire dedicou-se incansavelmente ao progresso e à harmonia de Curupira, deixando um legado que ecoa através das gerações.

Ao atribuir o nome de Raimundo Freire de Oliveira à principal via de Curupira, não somente se presta uma justa homenagem a um homem excepcional, mas também se perpetua sua memória e seu impacto positivo na comunidade. É uma maneira de expressar gratidão e reconhecimento por tudo o que ele fez por nós.

É imperativo, portanto, que a Prefeitura Municipal de Ocara atue em consonância com o desejo da população, revogando o trecho pertinente da Lei Municipal nº 676/2009 para oficializar a mudança de nome da Avenida da Matriz para Avenida da Matriz – Raimundo Freire de Oliveira. Esta é uma medida que honrará a memória desse ilustre cidadão e também fortalecerá os laços comunitários e inspirará futuras gerações a seguirem seu exemplo de altruísmo e dedicação ao bem comum.

Que esta mudança vá além da alteração de placas e represente um tributo duradouro à vida e ao legado de Raimundo Freire de Oliveira, um homem que verdadeiramente viveu para servir sua comunidade.

A matéria foi aprovada por maioria simples (4 votos a favor, 2 votos contra e 4 abstenções).
Votaram a favor: Edmilson Filho, João Bosco, Serjão do Sereno e Antônio Dantas
Votaram contra: Zé Preá e Zé Maria