Indicação nº 036/2024

Indica que seja construído um abrigo metálico na parada dos estudantes Universitários, localizada nas margens da rodovia CE-464, no Distrito de Sereno de Cima, no município de Ocara – CE.
Vereador: Serjão do Sereno

A construção de um abrigo metálico na parada dos Universitários, localizada nas margens da rodovia CE-464, no Distrito de Sereno de Cima, no município de Ocara, é uma necessidade premente e uma medida que trará inúmeros benefícios para os estudantes que utilizam este ponto de embarque diariamente.

Atualmente, os Universitários da sede do Distrito de Sereno de Cima enfrentam uma espera desafiadora pelo ônibus universitário, expostos aos elementos naturais, sem qualquer proteção contra o sol ou as chuvas frequentes, especialmente durante o período do inverno. São cerca de 15 estudantes universitários que enfrentam essa situação na parada da CE-464, localizada na entrada da rua do campo de futebol do Sereno.

A situação se torna ainda mais preocupante quando se considera que a espera ocorre em um ambiente de céu aberto, sem abrigo, o que não apenas causa desconforto, mas também pode comprometer a saúde e o bem-estar dos estudantes. Apesar dos Universitários terem tomado a iniciativa de construir um banco de madeira para esperar o ônibus, porém, sem nenhuma cobertura para se protegerem do sol e da chuva.

Felizmente, a generosidade do senhor Ediberto Gomes, morador da comunidade de Sereno, oferecendo um espaço de seu terreno para a construção do abrigo dos universitários, representa uma oportunidade valiosa para melhorar significativamente as condições desses estudantes. Com a doação do terreno, no tamanho de cinco metros de largura por cinco metros de comprimento, torna-se viável que a Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, assuma a responsabilidade pela construção do abrigo metálico tão necessário.

Essa iniciativa não só atende a uma demanda urgente dos estudantes, mas também demonstra o poder da comunidade em se unir para resolver problemas locais. A solicitação para a construção do abrigo partiu da Associação dos Universitários de Ocara, bem como, dos próprios estudantes que enfrentam diariamente as dificuldades dessa espera desprotegida.

Além de proporcionar um local seguro e confortável para a espera do ônibus, a construção do abrigo metálico também demonstra o compromisso das autoridades locais em garantir o acesso à educação de qualidade para todos, reconhecendo a importância de medidas simples, porém impactantes, na melhoria da qualidade de vida da comunidade estudantil.

Portanto, a construção do abrigo metálico na parada dos Universitários representa uma questão de comodidade, dignidade e respeito aos direitos fundamentais dos estudantes, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e propício ao desenvolvimento acadêmico e pessoal de todos os envolvidos.

A matéria foi aprovada por unanimidade.

#CasaDoPovo
#CâmaraDeOcara