Indicação nº 081/2023

Justificativa:

No Distrito de Curupira encontra-se a localidade de Seis Carnaúbas, marcada por uma história rica e uma comunidade unida. No entanto, um desafio importante se apresenta diante dos moradores: a necessidade premente de ampliação do cemitério local. Considerando que os cemitérios mais próximos ficam localizados nas comunidades de Bolas, Serrote do Cota e Açude São José.

O atual cemitério, testemunha do tempo, carrega consigo as histórias e as memórias de várias gerações. No entanto, a passagem do tempo deixou suas marcas, e a estrutura atual encontra-se antiquada, demandando uma reforma urgente para garantir a sua preservação e adequação às necessidades contemporâneas.

A boa notícia é que um gesto de generosidade e solidariedade ilumina o horizonte dessa comunidade. Um terreno, gentilmente doado por uma pessoa comprometida da própria comunidade de Seis Carnaúbas, oferece a oportunidade tão aguardada para a ampliação do cemitério. Essa doação reflete o espírito coletivo que permeia a região, onde os laços comunitários se fortalecem em busca do bem-estar de todos.

A ampliação do cemitério não beneficiará apenas Seis Carnaúbas, mas também outras localidades vizinhas, como Assentamento 7 de Setembro, Mato Queimado, Trinta e Sete, Bolas, Foveira e Lagoa Comprida. Essas comunidades compartilham laços históricos, culturais e afetivos, tornando-se parte integrante da mesma família maior.

Além da importância da ampliação, é imperativo destacar a necessidade de legalização do cemitério. Esse passo é crucial para assegurar a sustentabilidade e a legitimidade da estrutura, garantindo que ela esteja de acordo com as normas e regulamentações locais.

A ampliação do cemitério em Seis Carnaúbas não é apenas uma questão de infraestrutura, mas sim de respeito e dignidade para com os que partiram e para com aqueles que permanecem. É um investimento no cuidado e na preservação das tradições locais, celebrando a vida e honrando a memória daqueles que contribuíram para a construção dessa comunidade única.

A concretização da ampliação do cemitério em Seis Carnaúbas pode ser efetivamente realizada com o apoio e a colaboração da Prefeitura Municipal de Ocara, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. A participação ativa do poder público local é crucial para garantir o sucesso desse projeto significativo para a comunidade.

A Prefeitura, enquanto representante do interesse coletivo, possui os recursos e a capacidade logística necessários para viabilizar a expansão do cemitério. Através da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, será possível elaborar um projeto detalhado, considerando as normas técnicas e urbanísticas pertinentes, para assegurar que a ampliação atenda plenamente às necessidades da comunidade.

Além disso, a manutenção periódica do cemitério é uma responsabilidade que deve ser compartilhada entre a administração municipal e a população local. A Prefeitura pode estabelecer planos de gestão eficientes, programando a realização de serviços de conservação, limpeza e segurança no local. Essa abordagem garantirá não apenas a ampliação, mas também a sustentabilidade a longo prazo do cemitério, contribuindo para a preservação do patrimônio histórico e cultural da região.

A parceria entre a comunidade e a Prefeitura é fundamental para assegurar que os esforços conjuntos se traduzam em benefícios tangíveis para todos. A administração municipal pode buscar recursos financeiros, técnicos e humanos, enquanto a comunidade pode oferecer suporte ativo e participação nas etapas do projeto. Dessa forma, a ampliação do cemitério torna-se uma conquista coletiva, refletindo o comprometimento de ambas as partes com o bem-estar e a qualidade de vida da população.

Portanto, é chegada a hora de unir esforços, transformar a generosidade em ação e concretizar o sonho da ampliação do cemitério em Seis Carnaúbas. Ao fazê-lo, estaremos não apenas construindo estruturas físicas, mas fortalecendo os laços que unem essa comunidade, preservando suas raízes e garantindo um legado de respeito e dignidade para as gerações futuras.

A matéria foi aprovada por todos os vereadores presentes.