Indicação nº 016/2024

Indica que seja realizado um serviço de limpeza para combater o assoreamento e elevar o nível da Lagoa na comunidade de Lagoa Comprida, localizada no Distrito de Curupira, no município de Ocara – CE.

Vereador: Professor Demir

A matéria foi aprovada por unanimidade.

A comunidade de Lagoa Comprida, situada na zona rural do município de Ocara, possui uma lagoa que serve como um importante reservatório de água. No entanto, a lagoa, que é vital para os moradores locais, enfrenta um desafio significativo – o assoreamento que reduz drasticamente sua capacidade de armazenamento de água.

A lagoa é um recurso essencial para os habitantes, que se utilizam da mesma para suas necessidades diárias. Muitos pescam em suas águas, enquanto outros recorrem a ela para prover água para seus animais. Atualmente, a lagoa está em um estado crítico, com um nível de água preocupantemente baixo devido à sua profundidade rasa.

A escassez de água na lagoa é resultado direto da acumulação de areia em seu leito, causada pelo processo de assoreamento. Para reverter essa situação, torna-se imperativo realizar uma extensa operação de limpeza, removendo a areia acumulada e escavando o leito da lagoa para aumentar sua profundidade. Essa medida não apenas restaurará a capacidade de armazenamento de água, mas também revitalizará o ecossistema aquático local.

A lagoa já possui uma estrutura natural que favorece esse processo, apresentando uma parede que, quando adequadamente utilizada, contribuirá para a expansão da profundidade da lagoa. Ao retirar a areia, criar um leito mais fundo e otimizar a parede existente, será possível proporcionar à comunidade de Lagoa Comprida um recurso hídrico mais robusto e sustentável.

É importante destacar que as águas das estradas circundantes contribuem significativamente para o acúmulo de areia na lagoa. Portanto, além da limpeza direta no local, é essencial implementar medidas para direcionar e filtrar as águas pluviais antes que atinjam a lagoa, protegendo-a de futuros episódios de assoreamento.

Os residentes de Lagoa Comprida, cientes da importância vital da lagoa em suas vidas, clamam por esse serviço de limpeza urgente. A iniciativa não só garantirá a preservação do ecossistema local, mas também promoverá a segurança hídrica da comunidade, assegurando um futuro sustentável para as gerações vindouras. A Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano poderá viabilizar esse serviço utilizando as máquinas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Em resumo, a limpeza da lagoa não se trata de uma simples necessidade, mas de uma responsabilidade compartilhada pela preservação ambiental e bem-estar da comunidade. É hora de agir, colaborar e assegurar que as águas da lagoa fluam em abundância, revitalizando não apenas a paisagem, mas a vida que ela sustenta.

#LagoaComprida

#Ocara