Indicação nº 017/2024

Indica que seja realizada a aquisição de uma roçadeira hidráulica articulada para fazer a roçagem do mato nas margens das estradas carroçáveis do município de Ocara – CE.

Vereador: Zé Maria

A matéria foi aprovada por unanimidade.

O Município de Ocara, situado no estado do Ceará, destaca-se por sua vasta extensão territorial composta majoritariamente por comunidades rurais. Enquanto a Sede mantém um desenvolvimento mais consolidado, os demais distritos e localidades são interligados por estradas carroçáveis, cujas margens frequentemente são tomadas pelo crescimento desordenado de vegetação.

A peculiaridade da geografia local, aliada à predominância de estradas não pavimentadas, torna imperativa a realização periódica da roçagem nas margens dessas vias. O desafio é ainda mais evidente durante o inverno, quando as chuvas intensificam o crescimento do mato, chegando a praticamente obstruir algumas estradas e prejudicando significativamente o tráfego de veículos e pessoas.

Atualmente, a Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, executa o serviço de roçagem de maneira manual. No entanto, essa abordagem demanda um tempo considerável e recursos humanos, resultando em atrasos na manutenção das estradas e, consequentemente, impactando a mobilidade da população local.

A aquisição de uma roçadeira hidráulica articulada se mostra como uma solução eficaz e inovadora para enfrentar esse desafio. Esse equipamento proporcionaria uma maior eficiência na tarefa de manter as margens das estradas livres de vegetação indesejada. A capacidade de articulação hidráulica permitiria alcançar áreas de difícil acesso, agilizando o processo de roçagem e garantindo uma manutenção mais rápida e eficaz.

Além disso, a utilização da roçadeira hidráulica articulada se torna ainda mais crucial durante o período chuvoso, quando o crescimento do mato atinge níveis críticos. A capacidade de resposta rápida desse equipamento seria fundamental para evitar o fechamento de estradas, assegurando o acesso contínuo às comunidades rurais e evitando danos aos veículos que trafegam por essas vias.

Em síntese, a aquisição de uma roçadeira hidráulica articulada representa um investimento estratégico para a Prefeitura Municipal de Ocara. Ao otimizar o processo de roçagem nas estradas carroçáveis, não apenas se promove a segurança e mobilidade da população, mas também se reduzem os custos associados à mão de obra manual. Dessa forma, a implementação dessa tecnologia contribuirá significativamente para o desenvolvimento e bem-estar das comunidades rurais do município.

#VereadorZéMaria
#RoçadeiraHidráulica